quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

COPA DO BRASIL 2014

Na Copa do Brasil de 2014, Sampaio estreia fora e Maranhão joga em casa
Critérios do sorteio, que será realizado na sexta-feira, impede que equipes maranhenses encarem times da Série A na primeira fase da competição.

Representantes do Maranhão na Copa do Brasil, MAC e Sampaio, conhecerão nesta sexta-feira os seus rivais da primeira fase na competição nacional. A partir das 10 h (de Brasília) a CBF sorteará os confrontos da primeira fase, com as equipes divididas em oito potes, obedecendo o Ranking Nacional de Clubes, divulgado no fim de 2013.
Sampaio corrêa, campinense, copa do brasil (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
Sampaio encarou o Campinense na Copa do Brasil de 2013 (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
Em comum, dirigentes do Maranhão e Sampaio queriam confrontos contra equipes grandes na primeira fase. Entretanto, por conta dos critérios divulgados pela CBF o pedido dos cartolas não poderá ser atendido na primeira fase.

- Queremos enfrentar um time grande. Precisamos fazer caixa, temos que arrecadar. Seria interessante um Flamengo na primeira fase - disse Carlos Eduardo, diretor de futebol do MAC.

- Ano passado enfrentamos o campeão do Nordeste, ganhamos lá e perdemos aqui. Então o futebol não tem lógica. Sobre o ponto de vista técnico, um time de menor porte, se você encarar, com todo o respeito, o São Domingos, um time do Nordeste, a possibilidade de você passar para a outra fase é maior. Agora se você pega um time grande, você tem a perspectiva financeira de faturar mais. Então, sob o ponto de vista financeiro, é melhor pegar um Flamengo, um Vasco. E ai eu digo para você aqui sem medo de errar, que o Sampaio tem condição de passar - destacou Sérgio Frota, presidente do Sampaio.
Formação campeã do Campeonato Maranhense do Maranhão Atlético Clube (Foto: Biaman Prado)
Campeão Maranhense em 2013, MAC voltará a disputar a Copa do Brasil (Foto: Biaman Prado)
Como um dos critérios para o sorteio, os 80 clubes da primera fase foram divididos em oito potes, cada um com 10 integrantes. Os clubes nos potes de A, B, C e D realizam o primeiro jogo fora de casa, enquanto os integrantes dos potes E, F, G e H jogam fora. O Sampaio, 53º colocado no RNC, está no pote D e o MAC, 124º colocado, no pote G.

Segundo o sorteio da CBF, os confrontos serão definidos por A x E, B x F, C x G e D x H. Dessa forma, o Sampaio poderá encarar os times do pote H, que são Juazeiro, Barbalha, Caldense, Interporto, Lagarto, Novo Hamburgo, Princesa-AM, Rondonópolis, São Luiz e Tombense. O MAC por sua vez irá encarar um dos times do pote C, que conta com Paraná, América-MG, ABC, Guarani, ASA, Paysandu, Barueri, Bragantino, América-RN e Chapecoense.

Vale lembrar que nas duas primeiras fases da Copa do Brasil, uma derrota em casa por dois gols de diferença elimina o time mandante. Em 2013, Sampaio e Maranhão foram eliminados na primeira fase, mas com o MAC perdendo o primeiro jogo por 2 a 0 para o Bahia no Castelão, e o Tricolor sendo derrotado nos pênaltis pelo Campinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário