quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SAÚDE & BEM ESTAR

Conheça 10 alimentos importantes contra a diabetes
Conheça 10 alimentos importantes contra a diabetes
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. A síndrome acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Confira:

1. Brócolis

É rico em cromo, que tem um papel importante no controle da glicemia a longo prazo. Além disso, é fibroso, contém grande quantidade de antioxidantes e vitamina C, provocando a saciedade.

2. Feijão

A fibra solúvel presente em todos os tipos de feijão mantém a glicemia estável. Como é rico em proteína, este alimento pode ser um substituto para a carne nas saladas e até mesmo nos pratos principais.

3. Abacate

Ele tem, sim, grande quantidade de gordura, porém da gordura boa. Esta fruta retarda a digestão e ajuda a evitar o aumento do açúcar no sangue após uma refeição.

4. Frutas vermelhas

Contêm muitas fibras e, principalmente, são ricas em antioxidantes importantes. Elas têm baixo teor calórico e de açúcar.

5. Frango

A carne branca é uma as fontes de proteína com menor teor de gordura e menor quantidade de calorias. Ótima opção para substituir a carne vermelha e deixar a sua dieta mais saudável.

6. Linhaça

Atua de três maneiras diferentes na luta contra a diabete: É rica em proteína, fibras e gorduras boas. Também é ótima fonte de magnésio, um mineral-chave para o controle da glicemia porque ajuda as células no uso da insulina.

7. Batata doce

Este alimento na sua versão “assada” faz com que o nível de açúcar no sangue aumente cerca de 30% a menos que o normal. Uma porção diária é o suficiente. A batata doce é rica em fibras solúveis que contribuem na redução da glicemia e do colesterol.

8. Sementes

Aposte nas sementes de todo o tipo, como abóbora, girassol e gergelim. Elas são ricas em gorduras boas, proteína e fibra, que trabalham em conjunto para manter a glicemia baixa e prevenir doenças cardíacas.

9. Cenoura

É uma das fontes naturais mais ricas em betacaroteno, que está ligado a um menor risco de diabetes. Crua é a melhor opção.

10. Leite e iogurte

São ricos em proteína e cálcio, que podem combater a resistência à insulina, um problema de grande parte das pessoas que sofrem com a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário