quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FESTEJO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Em entrevista, padre Ermando fala sobre o Festejo de São Francisco de Assis Canoeiro.
É o momento de a Paróquia celebrar os seus padroeiros. O festejo traduz na vida da comunidade paroquial um momento em que os fieis se congregam

Tem início nesta quinta-feira, 26, o tradicional Festejo de São Francisco de Assis – Canoeiro, com o tema “Francisco, testemunho de fé e restaurador da Igreja”, que segue até o Dia deste, que é o santo mais popular de todos os tempos, 5 de outubro.

Para falar um pouco a respeito do evento, entrevistamos o pároco, padre Ermando Conceição do Nascimento, que explicou o motivo da escolha do tema. “Em vista da necessidade que sentimos de abraçar o Ano da Fé. Pegando também o embalo da reflexão mundial, nós da Paróquia São Francisco de Assis do Canoeiro, vamos participar dessa reflexão falando sobre a figura de São Francisco como um grande restaurador diante do pedido de Jesus Cristo: ‘Vai e restaura a minha Igreja que está em ruína”’.
O pároco, que está à frente do evento pela primeira vez, explica o significado do festejo na vida paroquial. “É o momento de a Paróquia celebrar os seus padroeiros. O festejo traduz na vida da comunidade paroquial um momento em que os fieis se congregam para celebrar as festividades do padroeiro. É um momento de louvor e agradecimento e também de busca de fortalecimento na fé”, sublinhou.

A arte do festejo, divulgada por toda a cidade, traz uma silhueta da juventude em volta de um cruzeiro, que relembra o momento celebrativo por que passou a Igreja no Brasil este ano. “Acabamos de celebrar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em nosso país e este foi um momento de provocação da Igreja na pessoa do papa Francisco com o seu carisma específico e que tivemos a resposta da juventude brasileira que soube celebrar com fervor esse encontro de fé e esperança e nós não poderíamos nos esquecer desse momento histórico”, disse.

Nesta edição a parte litúrgica do Festejo de São Francisco conta com três sacerdotes em noites diferentes. As outras seis noites terão como pregadores o próprio pároco. A parte social conta com leilões todas as noites e a “Grande Rifa” com 70 prêmios no encerramento do evento, no dia 5 de outubro, às 22h30.

FONTE: Jornal e Site Grajaú de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário