terça-feira, 12 de agosto de 2014

ESTADO

GOVERNO ENTREGA 60 ÔNIBUS ESCOLARES A MUNICÍPIOS
:
Governo do Maranhão - A governadora Roseana Sarney entregou, nesta terça-feira (12), no Palácio dos Leões, 60 ônibus escolares a 60 municípios do Estado, beneficiando 18,2 mil estudantes. Este é o segundo lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual), no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.

Os ônibus integram a política de emancipação e melhoria na infraestrutura da educação do Maranhão. Com a presença de secretários de Estado, prefeitos e representantes municipais, foi realizada a entrega simbólica das chaves dos veículos para parte dos prefeitos de cada município.

A governadora Roseana Sarney destacou a parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e Municípios para a melhoria na educação maranhense. Roseana disse ainda que a qualidade do ensino nessas comunidades passam pelo oferecimento de condução e condição nas escolas. "Levar essas crianças com segurança, vai melhorar o seu aprendizado. O conhecimento também depende de infraestrutura. Com os 14 milhões que serão disponibilizados pelo Governo Federal ainda vamos mudar a educação de muita gente", disse.

Ela também ressaltou que a educação infantil, base da escolaridade, está nas mãos do município, e que assim precisa de atenção especial. "Se nos unirmos vamos avançar", falou. Roseana também listou as ações feitas em sua gestão para melhoria do ensino público: "Revisamos o estatuto do magistério, abrimos editais para concurso público e reajustamos os salários dos profissionais da educação", relembrou. A governadora fez ainda projeções para o final de seu governo e afirmou que irá autorizar novos concursos até o final de seu mandato.

O secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado, agradeceu a atenção e sensibilidade que a governadora Roseana Sarney tem com a educação e ressaltou como ações de infraestrutura são importantes para o desenvolvimento da educação, ainda mais em comunidades rurais. A disponibilidade de ônibus escolares melhora o rendimento dos alunos que passam a ser transportados de forma segura e otimizam seu tempo entre a escola e suas residências. O secretário comprometeu-se em dar continuidade a esses avanços: "Em parceria com o Governo Federal vamos entregar mais ônibus. Faremos de tudo para concretizar o plano de educação pensado pelo nosso Governo", disse.

A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, representou os demais prefeitos no recebimento das chaves dos ônibus e destacou o papel que os prefeitos possuem no desenvolvimento da educação em suas cidades: "Temos que mudar os índices negativos de nossos municípios com ações concretas. A parceria com o Governo do Estado é muito importante, pois somos interlocutores de milhares de crianças e adolescentes", ressaltou.

Saiba mais

Para serem devidamente liberados para entrega aos Municípios, todos os ônibus passaram por vistoria para regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.

Por meio do PAR/Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada.

O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).



Um comentário:

  1. Por que essa ex deputada e agora prefeita Maura Jorge sempre se destaca de todos? é sempre escolhida pra representar tds os prefeitos? no evento de Pedreiras ela foi a única que Lobao filho fretou helicóptero pra ela ir e os outros prefeitos de carro. E esses blogueiros todos puxa saco dela pq? injusto isso

    ResponderExcluir