domingo, 10 de março de 2013

PREPARATIVOS PARA O CONCLAVE


CARDEAL MOSTRA DOCUMENTOS DO ÚLTIMO CONCLAVE

O cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, avalia que independente das especulações atuais, os papáveis só serão conhecidos no primeiro escrutínio do conclave.
“Creio que são muitos nomes. Diferente do cardeal Ratzinger, que já era muito falado, agora os preferidos só serão conhecidos no primeiro escrutínio. Portanto, qualquer um que seja escolhido não deixa de ser uma surpresa”, disse dom Falcão.
Aos 87 anos, ele não participará do conclave. Em 2005, foi um dos quatro cardeais brasileiros que participaram da escolha de Bento XVI.
Ele mostrou os principais documentos entregues aos cardeais no último conclave. “Antes de votar, se faz um juramento”, conta dom Falcão, ao relatar sua emoção de escolher um Papa.

          
Brasão da Sede Vacante

Cédula de votação

Funcionários do Corpo de Bombeiros trabalham na instalação de uma chaminé no teto da Capela Sistina, no Vaticano, neste sábado (9) (Foto: Max Rossi/Reuters)
Bombeiros do Vaticano instalaram, neste sábado (9) uma chaminé no teto da Capela Sistina, onde o novo Papa será escolhido durante um conclave que começa na próxima terça-feira (12).
A preparação da Capela Sistina para o conclave teve seu início na última terça-feira (5), quando ela foi fechada para visitação ao publico – a capela é um dos pontos de destaque dos Museus do Vaticano. Funcionários da Santa Sé iniciaram o trabalho de elevação do piso, fazendo com que toda a capela tivesse apenas um nível, o que facilita o trabalho dos cardeais.
Também foram levados dois fornos, onde as cédulas com os votos dos cardeais serão queimadas apos cada votação, e de onde será emitida a fumaça que vai avisar o mundo se o novo Papa foi ou não escolhido. Caso um dos votados tenha conseguido mais de dois terços dos votos, a fumaça será branca, e a Igreja Católica terá um novo Papa. Caso a decisão ainda não tenha saído, a fumaça será preta. A fumaça sairá da chaminé instalada neste sábado no telhado da capela.
Segundo o Vaticano, também serão instalados na Capela Sistina dispositivos que impedem o acesso a sinais sem fio, como de celular e internet, para garantir o segredo do conclave, impedir o acesso dos cardeais a informações externas e impedir que sejam instaladas escutas ou outros dispositivos que poderiam causar o vazamento de alguma informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário