Sessão solene contou a presença do vice-prefeito, Abmael, que pediu aos parlamentares mais respeito ao povo grajauense em seus discursos semanais.
Alessandra Bento de Almeida, 27 anos, do Partido Trabalhista Cristão (PTC) assumiu seu mandato de parlamentar na manhã desta quarta-feira, 28, na Câmara Municipal de Vereadores de Grajaú. Dos quinze vereadores que compõem a casa, dois faltaram: Albertinho da Saúde (PMDB) e Márcio Rolins (PSL), ambos justificaram suas ausências.
Como de praxe, em seu pronunciamento de posse, a nova parlamentar prometeu observar as leis e desempenhar com lealdade, dedicação e ética, o mandato que lhe foi confiado pelo povo de Grajaú. Após a promessa, o presidente da casa, Marinaldo do Gesso (PT) declarou empossada a nova vereadora para o mandato de 2013 a 2016.
A vereadora destacou, em sua fala na tribuna, que irá defender os povos indígenas, sua principal bandeira, mas ressaltou que o seu compromisso é com Grajaú. “Eu sonhei com este dia, dia em que assumo o compromisso com o povo de Grajaú, independente de raça, cor ou credo. É claro que lutarei incansavelmente por direitos aos meus parentes indígenas para que dentre outros o meu povo tenha a sua história resgatada, escrita e contada com orgulho, seriedade, valorizando a visível contribuição dessa etnia em nosso município”.
Alessandra enfatizou que irá lutar por Grajaú através de “projetos que beneficiem a todos” e que irá expor suas indicações e ideias, para levar benefícios “a todo e qualquer munícipe independente da sede, campo ou aldeia”. A nova parlamentar lembrou também do vereador Remilson das Flores (PDT) de quem assumiu a cadeira na Câmara. “Em nenhum momento me alegro 100% da forma como estou aqui. Não vibro com a queda do meu antecessor até mesmo porque é o povo é quem sofre com atitudes errôneas e impensadas. Vejo aí mais um motivo para que eu e os demais colegas façamos diferente”, enfatizou.
Participou da solenidade o vice-prefeito de Grajaú, Abmael Neto, que parabenizou a nova parlamentar ao mesmo tempo em que pediu à casa mais respeito com o povo de Grajaú nos tons dos discursos. “A Alessandra é uma pessoa competente, consciente e preparada para desempenhar essa função tão importante para a população de Grajaú. Quero dizer aos vereadores desta casa que a gente anda e vê o povo falar, criticar. Faço um apelo de que os parlamentares debatam assuntos que interessam à nossa população de forma clara, objetiva e de forma respeitosa. O executivo erra, não pode sempre acertar, mas vamos melhorar em conjunto”, disse.
O vice-prefeito aproveitou ainda para destacar as dificuldades que, segundo ele a atual administração passa devido aos débitos deixados pela gestão passada. “Estamos encontrando muitas dificuldades para firmar convênios em razão de inadimplência da gestão anterior, mas aos poucos temos firmado convênios e até o fim do ano vamos conseguir trazer trabalho e serviço para Grajaú”.
O assessor para assuntos políticos da Prefeitura Municipal, Clesiomar Viana, também parabenizou a nova parlamentar e frisou que “nunca tinha ouvido um discurso tão brilhante naquela casa. Quero desejar a você um bom trabalho e que faça o povo grajauense ter orgulho de você”.
Outros parlamentares discursaram: Jonas das Motos (PRB), Telmiston Sousa (PMN), José Arão Marizê (PMN), Clóvis Pombo (PT), José Jairo (PMDB), Zé Leão (PPS), Zezinho das Motos (PR). Elisabete Nogueira (PV) disse que sempre almejou outra mulher para lhe fazer companhia na casa. “Em todos os meus discursos eu sempre dizia que precisávamos de mais mulheres nesta casa. Sempre pedi para que as mulheres tivessem mais vez e voz”, afirmou.
José Arão parabenizou Alessandra e desejou êxito no novo trabalho. Comentou que é mais uma conquista do povo indígena grajauense. “No Maranhão existem apenas quatro indígenas vereadores. É muito pouco em proporção à quantidade de vereadores no estado. Mas é uma conquista. Com a conquista do campo político estamos conseguindo avançar e quebrar o paradigma de racismo e preconceito contra os povos indígenas. Parabenizou a Alessandra que é minha prima por ter conseguido chegar aonde chegou”.
Clóvis Pombo aproveitou seu momento para responder às afirmações do vice-prefeito de que o tom de voz e discursos na Câmara são criticados pela população. “O tom de voz que vemos maior é o de clemência que o povo pede ao gestor”, disse. Zezinho das Motos, ao discursar, parabenizou Alessandra e lamentou a perca do Remilson das Flores. “Com certeza absoluta o Remilson deixou sua parcela de contribuição ao município. Hoje as Flores choram sua perca. O Alto do Coco clama também. Aquele povo terá que conviver com a frase dele: ruim com ele, pior sem ele. Mas nem tudo são percas e outro povo irá ganhar com a chegada da Alessandra. Parabéns”.
José Jairo também respondeu às colocações do vice-prefeito Abmael Neto que no momento de seu discurso já havia saído do parlamento. “Quero lamentar aqui até por um momento justo a ausência do vice-prefeito, mas como ele também saiu do momento solene eu não poderia deixar de fazer as minhas colocações. É fácil estar lá fora e criticar. Quando se coloca a responsabilidade nos ombros é que vemos a carga que assumimos. Digo mais, quem não quiser ser criticado ou cobrado que não se coloque à disposição para exercer tais funções; que fique em outra que é menos criticado. Todos os dias somos cobrados pelo ofício daquilo que assumimos”.
Outro representante dos povos indígenas na casa, Telmiston Sousa, comentou o seu parentesco com Alessandra, lamentou a saída do Remilson das Flores e parabenizou a chegada da nova vereadora. “O Remilson faz falta agora à sua comunidade. Cada um tem os seus. Na região da Alessandra ela irá procurar trabalhar. Nós temos essa noção e esse horizonte de onde obtemos votos e é lá que mostramos trabalho. Quero dizer que iremos somar para melhorar a qualidade de vida do povo de Grajaú e das comunidades indígenas”.
Fonte: Site Grajaú de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário