segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CD DE EDUARDO NAVA SERÁ LANÇADO DIA 25 DE JANEIRO



Antonio Eduardo Nava deixou mais de 60 composições em sua maioria sambas de enredo para agremiações carnavalescas como Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Carajás, nos anos 80 e GRES Unidos do Portão nos anos 90.

Para homenagear esse saudoso poeta e compositor, sua família promoverá na próxima sexta-feira (25), o baile de lançamento do CD “Sambas de minha vida” no Clube Recreativo Cultural Grajauense. O CD é fruto de uma pesquisa de três anos realizada pela família com o resgate de suas composições através de entrevistas e busca por arquivos pessoais em fitas K-7 deixadas pelo próprio autor.

A festa a partir das 21 horas será animada por Wanderson e Cia, com a participação dos Cantores, Bateria, Passistas, Mestre-sala e Porta-bandeira da GRES Turma do Quinto de São Luís-MA.

Serão 18 sambas autorais nas vozes de puxadores da época como Batista do Portão, Grace e Salomão Albuquerque. Artistas como Mestre Atenas e Ivanilde são os novos interpretes que também fazem parte desse trabalho. “São tantas composições que ficaram de fora que já estamos providenciando o segundo CD”, disse Rosa Soraida Nava, produtora do projeto.

O evento será no Clube Recreativo palco dos antigos concursos de samba enredo onde a maioria das composições foram lançadas nas vozes de puxadores como: Leão, Ednewton Fontenele, Bebé, Nilton Nogueira e o próprio autor. Será também um esquenta para o Baile da Saudade que resgata os carnavais de outrora.

Composições de Eduardo
Na sua maioria exalta suas memórias de infância como no samba: “Café, farinha e açúcar” e “Rio Grajaú e Porto Tarumã”, passando por críticas sociais é que relata “Plano Cruzado” e declarações de amor ao samba e carnaval com “Folia Carnavalesca” de 1988 em que homenageia a agremiação rival GRES Unidos de Vila Kenedy.

Não poderiam faltar “De rio a Riacho, o leito virou braço” samba enredo de 1994 com seu refrão contagiante: “Bumbum de fora, sol pra te queimar, no Canecão cachaça vai rolar” e a marchinha “Carnaval sem grana” sua ultima composição, feita para o bloco Nana sem grana de 1999.

Dedicatória da Mãe Lenita Nava
Este CD representa uma lembrança dos antigos carnavais e das Escolas de Samba que meu filho Eduardo Nava tanto amava. É um trabalho de longos anos feito com muito amor e dedicação por minha filha Rosa Soraida, que resgatou suas lindas melodias.
Antônio Eduardo, dedico a você o seu belo trabalho.
Sua mãe,

Lenita Nava

Grajaú de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário