Antonio Eduardo Nava deixou mais de 60 composições em sua maioria sambas de enredo para agremiações carnavalescas como Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Carajás, nos anos 80 e GRES Unidos do Portão nos anos 90.
Para homenagear esse saudoso poeta e compositor, sua família promoverá na próxima sexta-feira (25), o baile de lançamento do CD “Sambas de minha vida” no Clube Recreativo Cultural Grajauense. O CD é fruto de uma pesquisa de três anos realizada pela família com o resgate de suas composições através de entrevistas e busca por arquivos pessoais em fitas K-7 deixadas pelo próprio autor.
A festa a partir das 21 horas será animada por Wanderson e Cia, com a participação dos Cantores, Bateria, Passistas, Mestre-sala e Porta-bandeira da GRES Turma do Quinto de São Luís-MA.
Serão 18 sambas autorais nas vozes de puxadores da época como Batista do Portão, Grace e Salomão Albuquerque. Artistas como Mestre Atenas e Ivanilde são os novos interpretes que também fazem parte desse trabalho. “São tantas composições que ficaram de fora que já estamos providenciando o segundo CD”, disse Rosa Soraida Nava, produtora do projeto.
O evento será no Clube Recreativo palco dos antigos concursos de samba enredo onde a maioria das composições foram lançadas nas vozes de puxadores como: Leão, Ednewton Fontenele, Bebé, Nilton Nogueira e o próprio autor. Será também um esquenta para o Baile da Saudade que resgata os carnavais de outrora.
Composições de Eduardo
Na sua maioria exalta suas memórias de infância como no samba: “Café, farinha e açúcar” e “Rio Grajaú e Porto Tarumã”, passando por críticas sociais é que relata “Plano Cruzado” e declarações de amor ao samba e carnaval com “Folia Carnavalesca” de 1988 em que homenageia a agremiação rival GRES Unidos de Vila Kenedy.
Não poderiam faltar “De rio a Riacho, o leito virou braço” samba enredo de 1994 com seu refrão contagiante: “Bumbum de fora, sol pra te queimar, no Canecão cachaça vai rolar” e a marchinha “Carnaval sem grana” sua ultima composição, feita para o bloco Nana sem grana de 1999.
Este CD representa uma lembrança dos antigos carnavais e das Escolas de Samba que meu filho Eduardo Nava tanto amava. É um trabalho de longos anos feito com muito amor e dedicação por minha filha Rosa Soraida, que resgatou suas lindas melodias.
Antônio Eduardo, dedico a você o seu belo trabalho.
Sua mãe,
Lenita Nava
Grajaú de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário