terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PREFEITO JÚNIOR DE SOUSA OTSUKA RECEBE PRÊMIO JK ADMINISTRADORES EM DESTAQUE 2013

Prefeito Júnior de Sousa Otsuka recebe o Prêmio Juscelino Kubitschek – Administradores em Destaque 2013, concedido aos melhores gestores do Maranhão.

O Jornal Grajaú de Fato marcou presença no evento, que se deu no Pestana Hotel e Resort, no Calhau. E entrevistou o prefeito que recebeu a honraria que relatou a alegria da sua gestão em receber o prêmio.
A noite deste domingo, 1º de dezembro, teve um brilho diferente para 35 prefeitos do interior do Maranhão. É que a Revista Caras e Nomes, uma publicação mensal dedicada às gestões municipais do estado, juntamente com o Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop) concedeu o Prêmio Juscelino Kubitschek - Administradores em Destaque 2013 aos gestores, escolhidos entre os 217 municípios do Maranhão.
De acordo com a co-diretora da revista, Luana Lemos, os critérios de avaliação contemplam os principais pontos da administração pública municipal, entre eles gestão, educação, saúde, infraestrutura, assistência social, com a credibilidade do Inop. “Os pesquisadores do Instituto estiveram nos municípios fazendo a avaliação, ouvindo a população in loco. Por isso apresentamos um prêmio de credibilidade, com prefeitos que estão acima de 70% de aprovação em seu município e os gestores que aqui estão hoje são realmente merecedores do título JK”, afirmou.
Durante a apresentação do prefeito Otuska, destacou-se o seu espírito de participação popular e empreendedorismo e os pontos que vêm fazendo dele um gestor de destaque no Maranhão. “Otsuka segue os princípios da administração, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, enumerou a apresentadora que completou.

“Otsuka é um governante dos tempos modernos, sempre à frente dos acontecimentos, responsável por fazer de Grajaú uma cidade cada vez melhor. Homem de postura ética, ele afirma que o que mais convence as pessoas é as ações, os bons exemplos, muito mais importantes do que qualquer discurso. Nesses primeiros meses de governo, os destaques do seu governo são: saúde, educação e assistência social; por todas as conquistas obtidas nessas áreas, Otsuka recebe a comenda JK a quem ele dedica à família e às pessoas que acreditam que juntas podem trabalhar melhor”.
O Jornal Grajaú de Fato marcou presença no evento, que se deu no Pestana Hotel e Resort, no Calhau. Entrevistou o prefeito que recebeu a honraria e relatou a alegria da sua gestão em receber o prêmio. “Ficamos felizes. Apesar de muita dificuldade, do cansaço após a luta de uma campanha, o sacrifício e o esforço de uma gestão, a gente procura colocar tudo conforme manda os regulamentos, as normas administrativas, e isso não é fácil. Fazer leis, gerir recursos, gerir pessoas. Tudo isso é dificultoso e tem muitos que até desistem, mas nós continuamos na luta e, apesar das dificuldades, nós nos sentimos muito felizes, gratificados e aliviados que outros órgãos estejam preocupados em aferir às gestões comendas como esta. É bom saber que Grajaú também está no foco das boas administrações. Resumindo: apesar de todas as dificuldades, ficamos felizes em sermos lembrados por esse prêmio e o povo grajauense deve se orgulhar disso”, sublinhou.

Questionamos o prefeito Otsuka sobre a sua gestão e destacamos que Grajaú apresenta uma série de problemas, de modo especial no que diz respeito à infraestrutura e saneamento básico e que a população está carente de obras visíveis em todo o município. “De fato a população tem razão. Quem não quer ver ruas limpas, sem buracos, saneada? Mas precisamos entender que nós só temos 11 meses de governo e as nossas primeiras obras foram organizar a máquina, a administração na teoria, ou seja, da lei de estrutura administrativa a pagamento de servidores. Pegamos o município com dívidas atrasadas de INSS, consignados. Estamos fazendo a gestão de acordo com a lei de responsabilidade fiscal. Não passando dos limites constitucionais; prestando contas de convênios de gestões que inviabilizaram a vinda de recursos; acabamos de prestar contas de gestão da educação passada para recebermos recursos e, quando fomos receber estavam com problemas de prestação de contas; na saúde, da mesma forma, portanto, por tudo isso nós ainda estamos passando por essa dificuldade”.
Otsuka, no entanto, sinalizou que em 2014 a população verá as chamadas ‘obras visíveis’. “Só não aconteceu nesses últimos três meses em razão de o município estar inadimplente com relação à prestação de contas da gestão passada e isso nos impediu de receber dinheiro para executar as obras, mas como eu falei, já conseguimos resolver esse problema e a partir de janeiro, fevereiro, já iremos começar a realizar várias obras. A partir de 2014 as pessoas verão o que mais desejam que é obras pelas cidade”, garantiu.

Participaram da solenidade o vice-prefeito, Abmael Gomes Neto; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marinaldo do Gesso (PT); o assessor especial do prefeito, Juliano Santana; o assessor para assuntos políticos, Clesiomar Viana; o secretário de saúde, Marquinho Jorge; a secretária de Habitação e Urbanismo, Simone Limeira; a secretária de desenvolvimento social, Fabrícia Gomes Neto; o secretário de comunicação, Vagner Akashi e os vereadores líder e vice-líder do governo na Câmara, Márcio Rolins (PSL); Telmiston Carvalho (PMN).
“É da mais alta importância estarmos hoje recebendo essa premiação que é para o povo grajauense. Grajaú está em boas mãos, paga o seu servidor em dias e isso é a maior atitude de um governador que com muito zelo vem cuidado do município e do dinheiro do povo”, afirmou, em entrevista, Telmiston.
Márcio Rolins também parebenizou a administração municipal e afirmou que o prêmio vem para fechar um ano de dificuldades da atual gestão. “Para nós é um motivo de alegria nesse primeiro ano de governo. Esse prêmio só vem consolidar um ano de muitas dificuldades e tenho certeza que o governo e a Câmara tiveram o seu papel fundamental para que o prefeito alcançasse esse êxito como um dos prefeitos melhores avaliados no Maranhão no ano de 2013 e quem ganha é o povo de Grajaú que tem um prefeito que pauta pela transparência e pela ética”.
O presidente da Câmara Municipal, Marinaldo do Gesso, afirmou que apesar das dificuldades, o prêmio chegou em boa hora. “Grajaú está no caminho certo. O povo escolheu na hora certa o novo gestor para administrar Grajaú. Não é fácil pegar um município que vem há 30 anos sendo administrado por grupos diferentes. O prefeito, de certa maneira, teve que organizar a máquina, a administração, teve que fazer uma reestruturação e a Câmara deu total apoio, mas acima de tudo com transparência, junto com toda a sua equipe de governo, secretários, vice-prefeito, assessores, e vem ajustando as contas do município e fazendo uma boa gestão. O prêmio chegou na hora certa”.
Marquinho Jorge também elogiou a premiação, mas também falou das dificuldades do primeiro ano de governo. “Nós só temos a agradecer esse prêmio num ano muito árduo, muito difícil e toda a população de Grajaú sabe das dificuldades que encontramos a Prefeitura e nós estamos organizando a casa e eu só tenho a agradecer por fazer parte desse governo e nós iremos trabalhar para vir vários projetos ao longo do mandato”.
Entre os agraciados estava também o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa; de Presidente Dutra, Juran Carvalho; o prefeito de Governador Archer, Jackson Valério; o prefeito de Governador Nunes Freire, Marcel Curió, entre outros.

Fonte: Jornal e Site Grajaú de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário