quarta-feira, 3 de julho de 2013

MA 006 RETRATO DO DESCASO

MA 006, o retrato do descaso, quem poderá nos socorrer do abandono.
A estrada que liga Grajaú a Arame e a Formosa da Serra Negra, deveria ser utilizada para realização de ralli e não no escoamento da produção da região e transporte de passageiros.
A MA-006, estrada que liga Grajaú a Entroncamento de Balsas passando por Formosa da Serra Negra até Fortaleza dos Nogueiras, é o retrato do abandono por parte do governo do Estado. Sem a menor condição de trafegabilidade, são os próprios usuários que tentam a todos melhorar trechos da estrada, colocando barro nos buracos.

O trecho que liga Grajaú a Formosa da Serra Negra é um verdadeiro caos, o asfalto praticamente não existe mais, e além dos buracos, a viagem vira um drama, pois virou rotina os assaltos, principalmente a tomada de motos por assaltantes. Entre as cidades de Formosa e Grajaú a situação é de calamidade pública e perigo constante para quem trafega por ali pelas condições precárias da rodovia. A distancia entre as duas cidades é de 76 Km, os motoristas estão fazendo o percurso em mais de 3 horas, em um trecho que não deveria durar uma hora, além de prejuízos com a manutenção dos veículos.
Da mesma forma o trecho que liga Grajaú a Arame se encontra em condições de matar do coração a quem necessita trafegar por essa estrada. São buracos intermináveis. Em alguns trechos a mata praticamente engoliu a estrada, o que causa acidentes e favorece a ação de marginais que assaltam carros e tomam de assalto motos.
Todo esse abandono não vem de agora, quando o governador Jackson Lago assumiu o governo, houve um ensaio de recuperação, que transformou em um mero tapa-buracos no trecho entre Grajaú a Fortaleza dos Nogueiras, de péssima qualidade, diga-se de passagem.
Com a cassação do mandato de Jackson, assume Roseana que dá continuidade ao embuste, tapando buracos no trecho Grajaú ao Entroncamento da Buriticupu. O serviço foi de tão péssima qualidade que não durou seis meses. De lá pra cá, nada mais foi feito, deixando produtores rurais, usuários, moradores da região e a cidade de Arame e Formosa que precisam de Grajaú constantemente entregues a própria sorte.

A rodovia MA-006, que corta o Maranhão de norte a sul, foi considerada em 2009 como a pior estrada maranhense, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes. A estrada estadual é responsável pelo escoamento da safra do sul do MA e do sudoeste do PI, mesmo assim nada foi feito para sua manutenção.
A Região Sul do Maranhão, principalmente as cidade que necessitam dessa estrada estadual para escoar sua grande produção de grãos, animais, madeira e gesso, necessita da atenção dos políticos que por aqui aparecem no período eleitoral, mas se esquecem de buscar melhorias para a região, deixando seus habitantes a Deus dará.

Cadê os Deputados e Senadores eleitos por Grajaú e Região

A região de Grajaú elegeu vários deputados estaduais como Rigo Teles, Zé Carlos da Caixa, Antonio de Pádua, Antonio Pereira, Valeria Macedo, Arnaldo Melo, Bira do Pindaré, Léo Cunha e tantos outros, além de outros tantos deputados federais como Valdir Maranhão, Nice Lobão, Domingos Dutra, Cleber Verde, Davi Alves Filho, e tantos outros e todos os três senadores pelo Maranhão receberam nossos votos, assim como sua excelência a governadora Roseana.
Ocorre que, salvo algumas indicações isoladas realizadas somente no intuito de enrolar a população, nada tem sido feito por esses e outros políticos que em época de eleição buscam por aqui seus votos, nenhuma ação verdadeira no sentido de buscar a solução definitiva desse grave problema que tanto atrasa a região sul do maranhão, por parte de quem de direito deveria defender quem lhe conferiu o mandato, tem sido implementado.

A grande pergunta que tem sido feita, é porque todos esses não se juntam em um esforço concentrado para recuperar de uma vez por toda essa estrada que é via de escoamento do desenvolvimento da produção de toda a região, causando transtorno e prejuízo a quem por ela necessita trafegar.
Seria salutar que nós também ao darmos nosso voto na eleição do ano que vem lembrássemos o esquecimento a que nos tem sido relegado por aqueles a quem demos nosso voto na vã esperança que iriam nos defender do abandono a que temos sido relegados nos últimos anos.
Importante lembrar que quando falamos em esquecimento, não vale alegar que lembram de nós, pois os outdoors colocados aqui em épocas festivas em nada muda nossa vida, a não ser pela poluição visual que causam.
Portanto, seria bom que quem recebeu os votos da população dessa região pudesse fazer uma prestação de contas de suas ações em busca de apoio, obras e recursos destinados para essa região, para então ter legitimidade em voltar aqui e pedir o voto do povo novamente.
Da nossa parte, esse pequeno órgão de informação se oferece para divulgar essa prestação de contas, que em muito iria contribuir para separar o joio do trigo dos políticos que atuam na região, principalmente na época de eleição.

Por Juarez Mundoca
Imagem de juarez mundoca




Nenhum comentário:

Postar um comentário