Em comemoração ao aniversário de 40 anos da fundação da Sociedade Esportiva Tiradentes (SET), os atletas veteranos e mais jovens se enfrentaram em uma partida no campo society Antônio Eduardo Nava, na Cidade Alta. O confronto no feriado da última segunda-feira (21) foi de alegria e de amizade, conforme lembrou o senhor Edvalson Sousa, sobre a trajetória do clube.
“Esse time sempre foi assim, formado por pessoas amigas; na minha época era a ‘União Artística Operária Grajauense’ fundada em 1964 que comandava o time do Tiradentes”, comentou.
Edvalson contou à nossa reportagem que na mesma data, e no mesmo local, em 1970, acontecia a partida entre Tiradentes x Oratório. “Lembro-me da euforia dos torcedores neste campo que era de areia. Jogadores como Pedão, Pedro Bioca, Zé Falcão entre outros estavam todos animados com a quantidade de gente que marcou presença”.
O ex-atleta que passava pelo society na hora da partida deixou um recado. “Que os jovens possam ter no esporte a oportunidade de viver, deixando as drogas de lado e valorizando a vida. Em nossa época os jogadores eram mais resistentes porque era mais difícil beber cachaça”, lembrou.
Já o atual presidente do Tiradentes, Adriano Chaves, disse que o time sempre teve sua participação no futebol grajauense. “Hoje estamos comemorando 40 anos, mas a história conta que antes já existia o Tiradentes, por isso acreditamos que o time já fez muito pelo esporte local. Reconheço que estivemos parados por um tempo, mas recentemente demos um ponta-pé-inicial, participando e incentivando outras equipes nos campeonatos organizados pelo poder público e iniciativa privada”.
Chaves ressaltou ainda das prioridades do time. “Nossa meta é formar uma boa equipe para disputar o Campeonato Grajauense, além de manter as parcerias com empresários e amigos do SET”.
Ainda sobre o esporte de Grajaú, o presidente do SET, foi enfático. “Grajaú precisa de mais praças, espaços esportivos para incentivar mais atletas. O poder público deve urgentemente criar estruturas adequadas para as modalidades esportivas que a cidade tanto precisa”.
Adriano também confessou. “Alguns desportistas já estavam pensando em parar, mas com a inauguração do novo Estádio Municipal, muitos voltaram a perder peso e ter preparo físico adequado para a prática esportiva”.
O desportista Antônio Marcos Rodrigues, o Nego Panela, elogiou os atletas grajauense e criticou a falta de estrutura que acolha o esporte local “O esporte ainda não morreu por que os desportistas grajauenses amam e valorizam essa prática. Pode perguntar a todos, a resposta é unânime. Faltam campos de futebol adequados espalhados pela cidade. Os poucos que temos estão bastante desgastados devido ao uso contínuo. E os campos do Pereirão, Arrudão, Piquizão e Extremão esperam os investimentos necessários prometidos pelo governo municipal”.
A partida que contou com a presença de ex-presidentes, ex-técnicos e colaboradores, terminou com a vitória dos jogadores mais novos por 7 x 3 contra os veteranos.
Churrasco
Depois da partida os atletas do Tiradentes juntamente com seus familiares, amigos e convidados saborearam um delicioso churrasco de bode e outras carnes; aquela cervejinha gelada, um bom papo e muita alegria. O evento que aconteceu na Barraca dos Vaqueiros no Parque de Exposição Zezé Santos foi até o final da tarde