terça-feira, 30 de junho de 2015

BRASILEIRÃO SÉRIE B

Sampaio recupera forças para enfrentar o Botafogo
(Foto: Divulgação)

O foco do Sampaio agora é o Botafogo. A décima rodada da Série B RESERVA um 
adversário tradicional para o Sampaio, que também vem de um revés no campeonato, e o pensamento entre os jogadores da Bolívia Querida é de dar a volta por cima em grande estilo.

Durante a reapresentação, trabalhos básicos de recuperação e academia para os jogadores que entraram o campo contra o Santa Cruz. Muita ênfase no reforço muscular e nas atividades funcionais (prevenção de lesões).

O técnico Léo Condé ainda lamenta o resultado do último jogo, mas já projeta o duelo diante do Botafogo: “Uma derrota sempre chateia, claro. Mas trata-se de um campeonato duro, e nós precisamos buscar o equilíbrio para ficar sempre brigando no bloco da frente. Agora é buscar forças para tentar um bom resultado no Rio de janeiro”, enfatizou o treinador Tricolor.

Condé espera contar a com volta de jogadores importantes para esse difícil compromisso: “É um jogo que precisaremos da nossa força máxima. Estamos em contato direto com o departamento médico para saber as reais condições dos atletas lesionados, e é praticamente certo o retorno do Luis Otávio. Resta saber se poderemos contar com o Diones, que é uma peça de equilíbrio no nosso meio de campo”, observou o técnico boliviano.

Nesta terça-feira, o grupo Tricolor se reúne para um treino no estádio Castelão, a partir das 15h30

segunda-feira, 29 de junho de 2015

ESTADO

FLÁVIO DINO CRIA 30 NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MARANHÃO! VEJA A LISTA DAS CIDADES CONTEMPLADAS:

"Acreditamos queINVESTIR desde a Educação Básica, passando pelo Ensino Médio, chegando ao Superior e Profissionalizante é a garantia de um futuro melhor, mais tranquilo, com novas oportunidades para crianças, adolescentes e jovens”, disse o governador Flávio Dino.

O governador Flávio Dino apresentou, nesta sexta-feira (26), no Palácio dos Leões, a prefeitos de 29 municípios, os Núcleos de Educação Integral do Maranhão. Trinta Núcleos serão instalados nos 29 municípios com maior índice populacional do estado.Eles irão funcionar como centros de apoio para todas as escolas da região onde estarão sediados, retirando o sistema estadual de ensino do zero no quesito escola em tempo integral.

“Ao sair de zero para 30 Núcleos apresentamos o caminho correto, de longo curso e por isso muitas vezes desprezado. Acreditamos queINVESTIR desde a Educação Básica, passando pelo Ensino Médio, chegando ao Superior e Profissionalizante é a garantia de um futuro melhor, mais tranquilo, com novas oportunidades para crianças, adolescentes e jovens”, disse o governador Flávio Dino.
A proposta dos Núcleos é fortalecer uma única matriz curricular para todo o estado e permitir que os alunos do Ensino Médio tenham, além da escola, um espaço para a prática de estudos, pesquisa, lazer e esporte no contra turno. Até 2016, serão investidos mais de R$ 150 milhões na construção dos Núcleos e em programas de formação e capacitação dos professores.

Nos Núcleos, os alunos poderão desenvolver atividades no contraturno: aprimorar talentos, desenvolver novas habilidades, praticar esportes e consolidar os conteúdos mediados pelos professores em sala de aula. “Esses novos espaços serão muito bem recebidos pelos professores e alunos da nossa região. Os alunos agora terão mais um local do saber, do conhecimento e do ensino. Estamos felizes por participar deste momento e por saber que a educação tem sido muito valorizada pelo governador”, disse o prefeito de Viana, Chico Gomes.

Núcleos de Educação Integral

Os Núcleos de Ensino Integral funcionarão como centro de apoio para todas as escolas da região: um lugar onde os alunos poderão estudar,FAZER PESQUISAS, ter espaços para o esporte e lazer. Cada Núcleo atenderá aproximadamente cinco mil estudantes que poderão utilizar o espaço para desenvolver atividades complementares aos estudos regulares. Laboratórios, quadras poliesportivas, salas de artes, salas de idiomas, de descanso e auditórios são alguns dos espaços que poderão ser desfrutados por toda a comunidade escolar.

Cada Núcleo terá uma área construída de 4.116,47 m² distribuídos em 6 salas temáticas; 1 quadra; 1 auditório; 1 biblioteca; 4 laboratórios, sendo: 1 laboratório de Química/Biologia/Física, 1 de Robótica, 1 de Informática e 1 de Matemática; 1 sala de Artes, 1 sala de Idiomas, 2 salas de descanso para os professores, 1 sala de descanso para os alunos; 1 ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado, sala de direção.

Ações

Aumento salarial, progressão de mais de 12 mil professores, Programa Escola Digna, criação dos Institutos Estaduais do Maranhão, revitalização da Universidade Estadual do Maranhão e o lançamento dos 30 Núcleos de Educação Integral. O principal objetivo do conjunto de ações educacionais é atender as necessidades essenciais dos alunos e professores que integram a rede de ensino do estado.
As cidades que sediarão os Núcleos são:

Açailândia,
Bacabal,
Balsas,
Barra do Corda,
Barreirinhas,
Buriticupu,
Caxias,
Coelho Neto,
Codó,
Chapadinha,
Coroatá,
Grajaú,
Itapecuru Mirim,
Imperatriz,
Lago da Pedra,
Paço do Lumiar,
Pinheiro,
Presidente Dutra,
Santa Luzia,
Santa Inês,
São João dos Patos,
São José de Ribamar,
São Luís (2),
Serrano no Maranhão,
Timon,
Tutóia,
Vargem Grande,
Viana
e Zé Doca.

Fonte: Casa Civil/Texto: Letícia Fagundes - Fotos/Divulgação/Karlos Gerômy
Foto 1 – Governador Flávio Dino fala durante o lançamento dos Núcleos de Educação Integral. Sentados, o deputado federal Waldir Maranhão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho; o vice-governador Carlos Brandão; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, e a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

Foto 2 e 3 – Governador Flávio Dino fala ao público presente no lançamento dos Núcleos de Educação Integral.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

NACIONAL

Novas regras para aposentadoria valem a partir de hoje
Novas regras para aposentadoria valem a partir de hoje
A nova regra para o cálculo das aposentadorias, anunciada hoje (18) pelo governo, começa a valer imediatamente, com a chamada fórmula 85/95. A partir de agora, para se aposentar com direito ao benefício integral o trabalhador vai somar o tempo de contribuição e a idade até chegar a 85 anos, paras mulheres, e 95 anos, no caso dos homens. A partir de 2017, este cálculo será acrescido de um ponto a cada dois anos, até 2019. Daí em diante, um ponto a cada ano até chegar a 90 (mulheres)/100 (homens), em 2022.

As pessoas que deram entrada com pedidos de aposentadoria até ontem vão se aposentar pelas regras do fator previdenciário, explicou GabasAntonio Cruz/ Agência Brasil

A mudança foi criada por medida provisória, que tem efeito imediato e validade de 120 dias até que seja aprovada pelo Congresso e se torne definitivamente lei. “A regra vale no momento em que se deu a opção do trabalho pela aposentadoria”, explicou o ministro da Previdência, Calos Gabas. O trabalhador que entrou com o pedido até ontem (17) não está enquadrado nas novas regras e poderá ter a aposentadoria calculada somente pelo fator previdenciário.

Para os novos pedidos poderá ser aplicado o fator previdenciário ou a fórmula 85/95 com progressividade. Quem decidir se aposentar sem atingir o número de pontos da nova fórmula no momento do pedido, poderá dar continuidade ao requerimento que seguirá as regras de correção pelo fator, reduzindo o benefício de quem para de trabalhar mais cedo, respeitados os 30 anos de contribuição mínima.

A nova regra não afeta o trabalhador rural porque a aposentadoria, neste caso, segundo o ministro, é por idade, na condição de segurado especial. No caso dos professores, será mantida a condição especial para aposentadoria, com cinco anos a menos de tempo de contribuição que os demais trabalhadores. “A medida provisória preserva a regra de cinco anos a menos para professores do ensino infantil, fundamental e médio, como a Constituição prevê”, explicou Gabas.

Segundo o ministro, a principal mensagem do Executivo aos trabalhadores e aposentados é que governo tem cuidado com a Previdência a partir da edição das novas regras de aposentadoria. “Nosso maior objetivo é a manutenção da proteção previdenciária, por isso a adoção dessas regras. Precisamos garantir a sustentabilidade da Previdência porque este é o maior valor para o aposentado, a garantia de que ele continuará tendo acesso a esse direito”, disse. Gabas reconheceu que a nova regra é uma “solução momentânea” e que soluções para garantir a manutenção da Previdência no longo prazo serão discutidas no fórum que o governo criou, com a participação de empresários, centrais sindicais e aposentados.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, lembrou que a medida não tem impacto no resultado primário do governo (receitas menos despesas), mas ajuda na sustentabilidade da Previdência. A meta de superávit primário é 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Levy disse que o governo continuará a fazer alterações microeconômicas que “ajeitam as coisas e o modo de funcionar a economia”.

“[São mudanças] não só trabalhistas, mas na área de comércio exterior, por exemplo. Na área tributária, quando a gente melhora a arrecadação do PIS/Cofins. Essa agenda é exatamente a que a gente tem que fazer, ela vai de mãos dadas com o ajuste. É essa agenda de fazer o Brasil mais eficiente, o Brasil com menor custo”, destacou Levy.

ESTADO

ONU PARABENIZA GOVERNO DO MA PELO 'MAIS IDH'
Karlos Geromy/Secom:
Um exemplo para o mundo de uma nova estratégia de concentração de esforços para diminuir a desigualdade social. Foi assim que o embaixador das Nações Unidas (ONU) no Brasil definiu o Plano de Ações 'Mais IDH', que começou a ser implantado pelo Governo do Estado em 2015, sob a coordenação de Flávio Dino.

Visitando o Maranhão para conhecer o programa maranhense que usa o Índice de Desenvolvimento Humano como métrica para avaliar as políticas públicas e definir metas para promover a igualdade social, Jorge Chediek (embaixador da ONU) reuniu-se com as equipes do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís na manhã desta quarta (17) para saber detalhes do projeto e de que maneira a ONU poderá ajudar o Estado na melhoria dos indicadores sociais.

"A nível internacional é importante mostrar que uma política dá certo na construção da dignidade da pessoa, na concentração dos esforços do poder publico para as pessoas que mais precisam. A construção desse novo mundo é possível. O seu governo tem nosso total reconhecimento e gratidão", disse Jorge Chediek, em reunião no Palácio dos Leões, ao lado de representantes e pesquisadores do PNUD, da Fundação João Pinheiro, do IPEA e do IMESC.

No plano federal, o Governo do Estado contará com o apoio da Secretaria Geral da Presidência da República para o êxito das políticas sociais. O secretário nacional das Relações Político Sociais da Presidência afirmou que o passo que o Maranhão começa a dar na promoção dos direitos básicos à população mais carente é fundamental para que o Brasil alcance um novo patamar de desenvolvimento.

"O Maranhão existe em dois momentos, um antes e um depois deste Governo. Daqui a quatro anos tenho certeza que estaremos sentados aqui comemorando a melhoria dos indicadores sociais porque, com tantas ações sérias, o Brasil consegue ver que o Maranhão está no caminho certo", disse Wagner Caetano, da Presidência da República.

Erradicar escolas de taipa, promover a inclusão social a partir da agricultura familiar, melhorar as habitações rurais, proporcionar água potável para as sedes dos municípios, instalar restaurante populares e realizar um grande mutirão pela alfabetização são algumas das ações previstas para serem implantadas nos municípios com menor desempenho na medição do IDH no Maranhão.

Elas serão beneficiadas ao longo deste e do próximo ano com ações focadas em reduzir a extrema pobreza, melhorar a educação e promover a qualidade de vida. Segundo o embaixador, a ONU vai contribuir com novas metodologias e mecanismos para medir o progresso do desenvolvimento humano e monitoramento de resultados das políticas públicas na vida da população em situação de vulnerabilidade.

Durante o encontro, Flávio Dino assinou o Termo de Adesão do Maranhão aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Para aderir ao ODM, o Estado precisa se comprometer a estabelecer políticas públicas que caminhem para alcançar as metas estabelecidas pela ONU. 15 anos depois do seu lançamento, o Maranhão adere ao compromisso de melhorar os indicadores socioeconômicos promovendo justiça social.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

COPA AMÉRICA/2015

Seleção está pronta para enfrentar Colômbia nesta 4º-feira, em Santiago
A Seleção Brasileira encerrou com um treinamento tático nesta terça-feira os preparativos para enfrentar a Colômbia, pela segunda rodada da fase de classificação da Copa América do Chile 2015. 

A atividade serviu também para conhecimento do Estádio Monumental, do clube Colo Colo - em excelente estado - e que será de palco do confronto de amanhã, às 21 horas.

No treinamento tático, Dunga montou a equipe que enfrentará os colombianos. A escalação, porém será divulgada como de costume até uma hora antes da partida. 

Depois de 11 jogos com vitórias, Dunga disse que a Seleção Brasileira está se tornando cada vez mais competitiva. O seu trabalho no comando do grupo, além do aspecto tático, em que a equipe já apresenta identidade e um estilo de jogo definido, consiste em igualmente passar confiança aos jogadores e tentar tirar de cada um o que têm de melhor. 

- Eu tento aproveitar o que os jogadores têm melhor em suas características fazer que eles saibam o quanto são importantes para os seus clubes e para a Seleção.

Acima de qualquer esquema tático, segundo o treinador, estará sempre a qualidade técnica dos jogadores.

- Com os jogadores bem treinados e com um esquema tático definido, é só botar em prática o que eles sabem fazer de melhor. Mas sempre reconhecendo as qualidades dos adversários e os respeitando sempre.

Dunga falou sobre a expectativa sobre um possível comportamento ofensivo da Colômbia, que estreou com derrota e precisa vencer de qualquer maneira para permanecer na Copa América, 

- Não acredito nisso. Hoje todo mundo joga de maneira compacta, saindo em velocidade Não acho que a Colômbia vá fugir desse padrão.

ESTADO

LEVANDOWSKI VEM AO MA ASSINAR TERMO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS.
:
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Levandowski, vem ao Maranhão na próxima semana para assinar um novo termo de compromisso para a construção dos presídios que deveriam ser construídos no governo Roseana Sarney, mas continuam sem sair do papel.

Por conta da negligência ou incompetência da desastrosa administração Roseana Sarney, o Maranhão teve que devolver os recursos destinados a construção das unidades prisionais.

Na época, a então governadora Roseana Sarney disse que deixou de investir no sistema penitenciário do Estado, que entrou em colapso, para investir em outros setores.

Ocorre que seu governo foi obrigado a devolver quase R$ 24 milhões à União por não ter conseguido executar, em tempo hábil, os projetos de construção de um presídio e de duas cadeias públicas.

De 1998 a 2012, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, e o governo do Estado assinaram nove convênios para construção de presídios, entre eles os três que tiveram os projetos cancelados. Juntos, os nove convênios totalizam R$ 50.749.830,00.

Subtraídos os R$ 23.962.399,00 devolvidos ao Depen, o governo estadual aplicou pouco mais de R$ 26 milhões dos recursos federais recebidos por meio de contratos assinados nos últimos 15 anos.

POLITICA

Câmara aprova voto impresso e nova regra para fidelidade partidária
camara
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (16), em primeiro turno, uma emenda aglutinativa com vários pontos da reforma política constantes da proposta de emenda à Constituição (PEC) 182/07. Entre os pontos da emenda estão a instituição da fidelidade partidária, os projetos de iniciativa popular, a obrigatoriedade do voto impresso e a eleição das mesas da Câmara e do Senado. Foram 433 votos a favor da emenda, 7 contra e 2 abstenções.

No caso da fidelidade partidária, o texto aprovado determina a perda de mandato daqueles que se desligarem do partido pelo qual foram eleitos, exceto nos casos de grave discriminação pessoal, mudança ou desvio radical do programa partidário. A proposta estabelece que o parlamentar não perderá o mandato no caso de criação, fusão ou incorporação de um partido, conforme o que for definido em lei.

Em relação aos projetos de iniciativa popular a serem apresentados ao Congresso, o texto estabelece que para esses projetos são necessárias 500 mil assinaturas em cinco unidades da Federação. Hoje, os projetos têm que ser subscritos por, no mínimo, 1 % do eleitorado nacional, distribuídos em cinco estados, com um mínimo de 0,3% dos eleitores de cada um desses estados.

Os deputados também aprovaram na emenda, dispositivo que obriga a impressão do voto, com o objetivo de aumentar o controle do eleitor e possibilitar possíveis auditórias nas urnas eletrônicas. Pelo texto, a urna deverá imprimir o voto, que será conferido pelo eleitor antes de concluir a votação. Esse voto deverá ser depositado automaticamente em local lacrado para consultas.

Também consta da emenda aprovada pelos deputados, dispositivo que prevê que as eleições das mesas da Câmara e do Senado serão feitas no primeiro dia de cada metade da legislatura (cerca de 2,5 anos). Isso, em função do mandato aprovado ser de cinco anos. Continua vedada a reeleição dos membros das mesas da Câmara e do Senado.

A continuidade da votação de pontos da reforma política está sendo possível porque o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), cancelou a sessão da noite de hoje destinada à apreciação de vetos presidenciais. A nova sessão do Congresso ainda não foi marcada.

domingo, 7 de junho de 2015

ESTADO

DINO ASSINA PROJETO QUE PERMITE AO PROFESSOR DUPLICAR CARGA HORÁRIA
:
O governador do Maranhão assinou na tarde desta sexta (5) o projeto de lei que duplica a carga horária dos professores que quiserem prestar serviços ao Sistema de Ensino do Estado, passando também a receber o dobro do salário atual. A proposta será avaliada pela Assembleia Legislativa e tem como objetivo diminuir o déficit de professores em sala de aula.

Hoje, existem aproximadamente 30 mil professores vinculados à Secretaria de Educação do Estado, trabalhando em regime de 20h ou 40h semanais. Para aqueles que possuem contrato de 20h será dada a faculdade de estender seus serviços para 40h, recebendo o salário proporcional ao aumento de horas trabalhadas.

A professora Áurea Prazeres, atual gestora da Seduc, destaca que essa é mais uma ação de avanço da Educação Pública no Maranhão promovida pela atual gestão. Ela explica que o aumento da presença de um mesmo professor no sistema público de Educação segue a linha da implantação do Sistema de Ensino em Tempo Integral.

Isto porque trabalhando por dois expedientes no sistema de Educação do Estado, o professor poderá acompanhar de perto o desempenho dos alunos numa mesma escola ou região, por exemplo. A partir da duplicação da carga horária facultativa a todos os professores da rede, diminui-se também a defasagem no número de professores nas salas de aula estaduais.

Outra inovação proposta pelo projeto de lei é a possibilidade de que um mesmo professor que possua duas matrículas na Seduc possa unificá-las, deixando de ser contratado por dois regimes diferentes, compondo um total de 40h semanais.

Essa é mais uma ação do Governo do Estado em favor da Educação Pública de qualidade em todo o Estado, em especial à valorização dos educadores que são responsáveis por lecionar nos 217 municípios. Em janeiro, o governador Flávio Dino concedeu aumento de 13% a todos os professores da rede, bem como garantiu a progressão de carreira a mais de 11 mil professores. Na mesma data, contratou novos 1.000 professores que já atuam nas salas de aula por todo o Maranhão.

Assinado o projeto de lei proposto pelo Governo do Estado, o documento é encaminhado para a apreciação da Assembleia Legislativa para que possa receber eventuais contribuições, ser sancionado e a partir daí passar a valer.

terça-feira, 2 de junho de 2015

ESTADO

DINO ACUSA ROSEANA DE PROTEGER AGIOTAS NO MA
:
O governador Flávio Dino (PCdoB), no programa semanal "Conversando com o Governador", levado ao ar nesta segunda-feira (1º), acusou a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) de proteger o crime de agiotagem no Estado. Segundo Dino, "quem governava o Maranhão protegia os agiotas".

Um dos motivos da declaração do governador é o fato das investigações sobre o crime de agiotagem terem sido paralisadas por ordem superiores vindas do Palácio dos Leões por conta do grande número de prefeitos e agiotas aliados ao grupo Sarney.

Segundo comentavam nos bastidores da política, as investigações foram paralisadas pelo ex-secretário Aluísio Mendes para proteger correligionário da ex-governadora envolvidos no escândalo que acabou culminando com o covarde assassinato do jornalista Décio Sá em plena Avenida Litorânea.

"A agiotagem no nosso Estado sempre foi praticada com muita liberdade porque tinha a proteção do Palácio dos Leões", observou Flávio Dino. Segundo o governador, "os agiotas são aqueles responsáveis pela corrupção, por isso nós estamos combatendo".

Durante sua fala, o governador destacou os problemas causados por esta modalidade ilegal de emprestar dinheiro a políticos para receber depois das eleições por serviços não realizados e que rouba das crianças o direito à merenda escolar, escolas remédios entre outros benefícios

"O dinheiro dos agiotas estava vindo do dinheiro da merenda escolar, dos remédios, das estradas. Por isso mesmo, diferente do governo passado, nós não protegemos bandidos", enfatizou Flávio Dino.

E para concluir seu pronunciamento, o governador garantiu que o trabalho da Polícia contra a agiotagem continuará. "O que há é esse compromisso nosso de garantir que ela (a Lei) seja para todos", advertiu.

BRASILEIRÃO SÉRIE B

Com o G-4 na cabeça, América-MG e Sampaio Corrêa se enfrentam em BH
Embalados na Série B do Campeonato Brasileiro, América-MG e Sampaio Corrêa fazem o famoso “jogo de seis pontos” nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte. Enquanto o time mineiro ocupa o sexto lugar, com sete pontos, a equipe maranhense está uma posição acima, com oito. Uma vitória pode colocar o vencedor no G-4 da competição, dependendo dos resultados dos concorrentes diretos.

O América-MG chega para o confronto vindo de duas vitórias seguidas. O time comandado por Givanildo Oliveira se recuperou no Brasileiro depois que foi eliminado na Copa do Brasil, e vai para a partida em busca da terceira vitória consecutiva pra confirmar a reação.
galo_x_urt_01
Depois de passar as primeiras quatro rodadas no G-4, o Sampaio quer retomar esta condição, já que caiu para quinto na classificação da Série B, após o empate em casa diante do Náutico. O Tricolor é um dos poucos times que permanece invicto na competição, com duas vitórias e dois empates. Para a partida contra o Coelho, a tendência e que muitas mudanças aconteçam, inclusive na formatação tática da equipe. O técnico Léo Condé deve sair do posicionamento com três volantes para jogar com apenas dois.

Philip Georg Bennett, da Federação Carioca, apita o jogo. Ele será auxiliado por Francisco Pereira de Sousa e Silbert Faria Sisquim, também do Rio de Janeiro. O Premiere transmite a partida, e o GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes, em Tempo Real, com vídeos.

ESCALAÇÕES

América-MG: Givanildo Oliveira não tem segredo e o time que vai entrar em campo nesta terça-feira deverá ter: João Ricardo; Robertinho, Wesley Matos, Anderson Conceição e Bryan; Diego Lorenzi, Thiago Santos, Tony, Henrique Santos e Marcelo Toscano; Cristiano.

Sampaio Corrêa: O técnico Léo Condé tem uma série de dúvidas para a partida. Certo mesmo só a volta de Moisés, na vaga de Dudu, depois de cumprir suspensão automática. O zagueiro Marcelinho deve fazer sua estreia, mas na lateral direita, já que Bruno Moura não viajou por opção de Condé. Existe a possibilidade de alteração também na lateral esquerda, com Willian Simões sendo cotado para substituir Raí. Condé irá sacar um de seus volantes e Rogério deve dar lugar a Nádson. O Tricolor tem como provável time: Ruan; Marcelinho, Luíz Otávio, Edvânio e Willian Simões; Moisés, Diones, Nádson e Válber; Edgar e Jheymi (Geraldo).

QUEM ESTÁ FORA

América-MG: Leandro Guerreiro não joga, pois cumpre suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Quem também fica de fora são os meias Mancini e Felipe Amorim. O primeiro poupado da partida pelo departamento médico do clube, mas apenas precaução, para evitar um maior desgaste físico. Já o segundo com dores no músculo adutor da coxa direita.

Sampaio Corrêa: O atacante Pimentinha tem dores musculares e ficou em São Luís-MA em recuperação. O volante Dudu tem lesão muscular e também é desfalque. De última hora, o atacante Robert também foi vetado e nem viajou com o time, por causa de uma virose.

PENDURADOS

América-MG: Felipe Amorim e Wesley Matos