segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CAMPEONATO GRAJAUENSE 2014

ENFIM,  INICIOU O TÃO ESPERADO CAMPEONATO GRAJAUENSE
                                TIRADENTES                                                  ORATÓRIO
FotoFoto
Foi neste sábado dia 23 de agosto de 2014, que aconteceu a abertura do campeonato grajauense, que após dez anos volta a ser promovido pela Liga Esportiva Grajauense - entidade que representa a Federação Maranhense de Futebol e têm a responsabilidade de promover campeonatos municipais, a primeira partida do certame foi realizada entre duas tradicionais equipes do futebol grajauense, TIRADENTES X ORATÓRIO que após a cerimônia de abertura, apresentaram-se aos torcedores, em uma partida  bastante disputada, como se tratava de um jogo de estréia, as duas equipes duelaram durante toda a partida com chances desperdiçadas por ambas as equipes, o placar da partida foi Tiradentes 2 com gols de Samuel e Oratório 2 com gols de Jordão. 
Foto
Na cerimônia de abertura estiveram presentes O Secretário Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Jorge Guedes; O Vereador e Presidente da LEG, Jonas da Moto Serra; Presidentes dos clubes participantes da primeira divisão do campeonato grajauense, mas foi sentida a não presença do Prefeito Municipal na abertura do certame, alguns desportistas nos bastidores e nas arquibancadas questionavam tal ausência, além das especulações negativas em torno da iluminação do estádio que ainda não foi solucionado o problema.
No domingo aconteceram dois jogos: Juventus 2 X 2  Alto do Côco; Meninos da Vila 7 X  0 União Canoeiro
FotoFoto

Fotos: Francisco Mathias do Site Grajaú de Fato
 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A

São Paulo, Chapecoense, Flamengo, Sport, Santos, Figueirense e Coritiba vencem
Oito jogos abriram na noite desta quarta-feira a 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. São Paulo, Chapecoense, Flamengo, Sport, Santos, Figueirense e Coritiba venceram e subiram na tabela de classificação.

No Beira-Rio, o São Paulo subiu para o terceiro lugar, com 29 pontos, ao vencer o vice-líder Internacional por 1 a 0, com gol de Ganso. O time gaúcho continua com 31 pontos.

Na Arena Condá, Camilo fez o gol do 1 a 0 do Chapecoense contra o Fluminense. A equipe catarinense está em 12º lugar, agora com 19 pontos. O Fluminense permanece com 26 pontos, na quinta colocação.

No Maracanã, o Flamengo derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 1, de virada. Leonardo Moura e Eduardo da Silva marcaram para o Flamengo, em 13º lugar, com 19 pontos. Maicossuel fez o gol do Atlético, com 23 pontos, na oitava colocação.

Na Arena Pernambuco, vitória também de virada do Sport por 2 a 1 sobre o Palmeiras. Fábio (contra) e Patric fizeram os gols do time pernambucano, que chegou aos 25 pontos, em sexto lugar. Henrique marcou para o Palmeiras, na 20ª colocação, com 14 pontos.

Na Vila Belmiro, Leandro Damião e Thiago Ribeiro fizeram os gols no 2 a 0 do Santos diante do Atlético Paranaense. Com o resultado, o clube paulista chegou a 23 pontos, em sétimo lugar. O Atlético permanece com os mesmos 23 pontos, na nona colocação.

No Orlando Scarpelli, Clayton marcou o gol da vitória por 1 a 0 do Figueirense sobre o Botafogo. A equipe catarinense tem 17 pontos, em 14º lugar. O Botafogo continua com 16 pontos, na 16ª colocação.

Na Fonte Nova, 0 a 0 entre Bahia e Criciúma. O Bahia está em 18º lugar, com 15 pontos. O Criciúma tem 17 pontos, na 15ª colocação.

No Couto Pereira, o Coritiba derrotou o Vitória por 2 a 0, com gols de Dudu e Keirrison. O time alviverde chegou a 15 pontos, em 17º lugar. O Vitória permanece com os mesmos 15 pontos, na 19ª colocação.

Na quinta-feira, dois jogos fecham a 16ª rodada da Série A. Na Arena Corinthians, às 19h30, o Corinthians enfrenta o Goiás. E, no Mineirão, às 20h30, o líder Cruzeiro recebe o Grêmio.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B

Lisca é demitido; Vinícius Saldanha assume comando técnico
lisca_-_treinador_-_sampaio_1
Menos de um mês após assumiu o comando do Sampaio, o técnico Lisca foi demitido. O treinador não resistiu após uma sequência de quatro jogos sem vitória, culminando no empate de ontem (19) contra o Santa Cruz, no Castelão, em São Luís. Quem assume o lugar é o então diretor de futebol do clube, Vinícius Saldanha.

A decisão de mudar a comissão técnica foi após a pressão da torcida. Lisca chegou a dar uma entrevista coletiva ao fim da partida, mas já não era mais treinador do time.

O Sampaio está com 24 pontos e sustenta a 12ª colocação na tabela da Série B. A próxima partida será contra o Atlético, em Goiás, às 16h10 de sábado.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

ESPORTE

Sampaio está preparado para confronto contra o Santa Cruz
(Foto: Divulgação)
O time do Sampaio treinou na tarde de ontem (18) no CT José Carlos Macieira, se preparando para o jogo contra o Santa Cruz, no Castelão, nesta terça-feira (19).

Com pouco tempo de recuperação, a comissão técnica optou apenas por um trabalho regenerativo para os atletas que jogaram toda a partida diante do Boa Esporte. Um leve trote em volta ao campo marcou a atividade do grupo, enquanto os outros jogadores participaram de uma atividade tática em campo reduzido.

“O intervalo entre um jogo e outro é bem curto. Temos que descansar ao máximo para estar bem preparado para o jogo contra o Santa Cruz. Chegou a hora de dar a volta por cima e voltar a vencer”, declarou o apoiador Uillian Correia.

O exame do zagueiro Paulo Sérgio, marcado para ser feito ainda durante a tarde, foi transferido para a manhã desta terça-feira.

Após o treino, os jogadores entraram diretamente em regime de concentração.

Jogadores relacionados para a partida:

Goleiros: Rodrigo Ramos e Gott
Laterais: Tote, Hiltinho e Wilian Simões
Zagueiros: Mimica, Edimar, Luiz Otávio e Robinho
Volantes: Jonas, Uillian Correia, Marino, Dudu e Arlindo Maracanã
Meias: Eloir, Valber, Márcio Diogo e Cleitinho
Atacantes: Waldir, Pimentinha, Edgar e Willian Paulista

MARANHÃO

PF APURA SUSPEITA DE FRAUDES DA CAIXA NO MA
:
A suspeita de que servidores da Caixa Econômica Federal, no Maranhão, desviaram mais de R$ 500 milhões por meio de um esquema fraudulento de financiamento de imóveis levou a Polícia Federal (PF) a cumprir, hoje (18), 44 mandados judiciais. Segundo a assessoria da PF, os servidores criaram empresas fictícias em nome de parentes. As empresas eram então contratadas para prestar serviços como correspondentes bancários imobiliários, pelos quais recebiam comissões, mesmo os contratos sendo fechados nas próprias agências da Caixa, por pessoas ligadas ao esquema.

Ainda de acordo com a PF, escritórios de atendimento aos interessados foram montados no interior das agências bancárias, utilizando espaço físico e equipamentos da Caixa. Os empregados dessas empresas chegaram a ter acesso às senhas restritas de empregados da Caixa.

As investigações apontam que todos os contratos de financiamento firmados durante o ano de 2010 em uma das agências eram fraudulentos.

Cento e vinte e um policiais federais que participam da chamada Operação Cartago cumprem 19 mandados de busca e apreensão, 18 de condução coercitiva (quando a pessoa é conduzida para prestar depoimento e liberada em seguida) e sete de comunicações de suspensão da função pública. O nome da operação é uma referência à queda da cidade de Cartago, ao fim das Guerras Púnicas, em 146 a.C

Os envolvidos no esquema criminoso responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de gestão fraudulenta, estelionato, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos e sonegação fiscal.

Procurada pela reportagem, a direção da Caixa, em Brasília, ainda não se manifestou sobre o assunto.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Dunga convoca a Seleção para jogos contra Colômbia e Equador
O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, convocou nesta terça-feira 22 jogadores para a disputa de dois amistosos nos Estados Unidos. Os adversários serão a Colômbia, no dia 5 de setembro, em Miami, e o Equador, no dia 9 de setembro, em Nova Jérsei.

Confira como ficou a primeira lista do técnico Dunga em seu retorno à Seleção Brasileira:

GOLEIROS

Jefferson - Botafogo

Rafael Cabral - Napoli

ZAGUEIROS

David Luiz - PSG

Marquinhos - PSG

Gil - Corinthians

Miranda - Atlético de Madri

LATERAIS

Maicon - Roma

Filipe Luis - Chelsea

Alex Sandro - Porto

Danilo - Porto

MEIO CAMPO

Luiz Gustavo - Wolfsburg

Elias - Corinthians

Fernandinho - Manchester City

Ramires - Chelsea

MEIA ATACANTES e ATACANTES

Everton Ribeiro - Cruzeiro

Oscar - Chelsea

Hulk - Zenit

Ricardo Goulart - Cruzeiro

Willian - Chelsea

Neymar - Barcelona

Philippe Coutinho - Liverpool

Diego Tardelli - Atlético Mineiro

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FUTSAL 2014

REAL CITY É CAMPEÃO DA COPA FUTSAL GRUPO PAULISTA.
Neste dia 08 de Agosto de 2014 (Sexta-feira) na quadra do clube recreativo cultural grajauense, foi realizado o encerramento da 1ª COPA DE FUTSAL GRUPO PAULISTA, foi uma organização do Grupo Centrão Diversidade Cultural, e a promoção, ficou por conta do Grupo Paulista, liderado pelo empresário Gerôncio Gomes e sua esposa Lucilene, que estiveram presentes no encerramento da competição, dez equipes participaram do torneio que iniciou no mês de julho.

A Equipe Campeã foi Real City que venceu a Lojas Bello Lar pelo escore de 9 X 4, faturou R$ 1.500,00 e ainda levou o prêmio de melhor jogador que foi para o atleta Halex Breno.
 
ORGANIZADORES DA COPA FUTSAL GRUPO PAULISTA
Mais uma vez ficou comprovado que quando a inciativa privada resolve investir no esporte o sucesso é garantido, e isso foi o que aconteceu durante toda a competição, pois, o público esteve presente prestigiando todos os jogos, enfim o futsal grajauense está de volta por iniciativa de pessoas que amam o futsal.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ACIDENTE

 Avião com candidato do PSB à Presidência caiu em Santos. As 
7 pessoas a bordo morreram. Nem a mulher nem Marina Silva estavam no jato.
ACIDENTE MATA EDUARDO CAMPOS (Raul Spinassé/Ag. A Tarde/Estadão Conteúdo)
O candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Ele tinha completado 49 anos no último domingo

Campos tinha uma programação de campanha em Santos nesta quarta. Chovia no momento do acidente. De acordo com a assessoria do candidato, ele participaria às 8h, às 9h30 e às 14h30 de entrevistas a emissoras de televisão locais. Às 10h30, concederia uma entrevista coletiva às 12h30 participaria de um seminário sobre o Porto de Santos.

A bordo da aeronave, estavam sete pessoas, dos quais cinco passageiros (entre eles Campos) e dois tripulantes. Veja a lista dos mortos:

- Eduardo Campos, candidado à presidência
- Alexandre da Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo Lira

A Polícia Federal enviou seis peritos para Santos a fim de trabalhar na apuração da causa do acidente. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se deslocou para a cidade depois de tomar conhecimento da morte de Campos.

"Estamos diante de uma tragédia que entristece todo o país. Quero em nome do povo de São Paulo trazer nossos sentimentos a todos os familiares das pessoas que perderam a vida nesse acidente", afirmou Alckmin.

Os principais adversários de Campos na campanha eleitoral, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), cancelaram os compromissos de campanha.

Todos os comitês de Dilma suspenderam as atividades após a confirmação da morte. "Estou absolutamente perplexo", afirmou Aécio Neves no Rio Grande do Norte.

Nove anos antes, em 2005, no mesmo dia (13 de agosto), morreu o avô do presidenciável, Miguel Arrais, de quem Campos era herdeiro político.

Campos deixou o governo de Pernambuco em abril deste ano para concorrer à Presidência da República.

Segundo a mais recente pesquisa de intenção de voto do Ibope, divulgada no último dia 7, ele tinha 9% das intenções de voto, atrás de Dilma, com 38%, e Aécio, com 23%.

De acordo com a legislação eleitoral, o PSB poderá registrar em até dez dias outro candidato para substituir Eduardo Campos na disputa pela Presidência da República.

A morte de Eduardo Campos repercutiu de imediato no mundo políítico.

"Estamos muito chocados com tudo", afirmou o deputado federal Marcio França (PSB), presidente do diretório estadual do partido em São Paulo.

No perfil da Rede Sustentabilidade no Twitter, foi publicada a seguinte nota: "Todos estamos chocados com a morte de Eduardo Campos, em queda de avião hoje de manhã. Marina Silva segue agora para Santos (SP)".França afirmou que Campos estava acompanhado de integrantes da equipe da campanha, como jornalistas e fotógrafo. Ele relatou que a mulher de Campos e o filho não estavam no jato – eles voltaram para Pernambuco em um avião de carreira.

A ex-senadora Marina Silva é a candidata a vice na chapa de Campos. Como o partido dela, a Rede Sustentabilidade, não conseguiu registro a tempo para concorrer na eleição deste ano, ela se filiou ao PSB. Ela poderá substituir Eduardo Campos como candidata ou permanecer como vice.

No Congresso, parlamentares falaram sobre o episódio. O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) disse que foi informado da queda da aeronave pelo deputado Márcio França (PSB). "Estou atordoado. Parece que perdemos o Eduardo, uma liderança da nossa geração", declarou Delgado antes de saber da confirmação da morte.

A Aeronáutica divulgou nota informando sobre a queda do avião, que saiu do aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto do Guarujá, cidade vizinha de Santos.

TORNEIO DE COTIF

Brasil empata com Qatar na estreia: 1 a 1
A Seleção Brasileira Sub-20 estreou com um empate por 1 a 1 contra o Qatar pela estreia no Torneio de Cotif. A equipe brasileira saiu atrás no marcador, mas buscou o empate com gol de Gabriel.

Contra uma forte marcação do Qatar, a Seleção buscou no primeiro tempo furar o bloqueio com toques em seu campo, invertendo o jogo e acionando, principalmente, o lado esquerdo de seu ataque com jogadas entre Yuri e Pará, ao mesmo tempo em que buscava adaptar-se ao gramado sintético do estádio de L'Alcúdia.

Aos 22 minutos, a equipe conseguiu chegar com perigo ao gol do Qatar. Em tabela de Pará e Yuri, o camisa 11 do Brasil chegou à linha de fundo e chutou cruzado, a bola passou por Thalles e foi afastada pela zaga.

Para o segundo tempo, Gallo promoveu duas alterações na equipe. Lorran e Nathan entraram no lugar de Pará e Boschilia. Com o jogo mais aberto, as oportunidades apareceram e as equipes aproveitaram.

O Qatar abriu o placar aos nove minutos de jogo em cobrança de pênalti convertida por Hassan Afif. Dois minutos depois, em jogada pela direita, Thalles recebeu dentro da área e conseguiu passar para Gabriel completar para o gol.

Brasil: Marcos; Auro (Gerson), Lucão, Eduardo e Pará (Lorran), Danilo, Matheus Biteco e Boschilia (Nathan), Gabriel, Thalles e Yuri (Kenedy).
Técnico: Alexandre Gallo

Gols: Hassan Afif (9'), Gabriel (11')

terça-feira, 12 de agosto de 2014

ESTADO

GOVERNO ENTREGA 60 ÔNIBUS ESCOLARES A MUNICÍPIOS
:
Governo do Maranhão - A governadora Roseana Sarney entregou, nesta terça-feira (12), no Palácio dos Leões, 60 ônibus escolares a 60 municípios do Estado, beneficiando 18,2 mil estudantes. Este é o segundo lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual), no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.

Os ônibus integram a política de emancipação e melhoria na infraestrutura da educação do Maranhão. Com a presença de secretários de Estado, prefeitos e representantes municipais, foi realizada a entrega simbólica das chaves dos veículos para parte dos prefeitos de cada município.

A governadora Roseana Sarney destacou a parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e Municípios para a melhoria na educação maranhense. Roseana disse ainda que a qualidade do ensino nessas comunidades passam pelo oferecimento de condução e condição nas escolas. "Levar essas crianças com segurança, vai melhorar o seu aprendizado. O conhecimento também depende de infraestrutura. Com os 14 milhões que serão disponibilizados pelo Governo Federal ainda vamos mudar a educação de muita gente", disse.

Ela também ressaltou que a educação infantil, base da escolaridade, está nas mãos do município, e que assim precisa de atenção especial. "Se nos unirmos vamos avançar", falou. Roseana também listou as ações feitas em sua gestão para melhoria do ensino público: "Revisamos o estatuto do magistério, abrimos editais para concurso público e reajustamos os salários dos profissionais da educação", relembrou. A governadora fez ainda projeções para o final de seu governo e afirmou que irá autorizar novos concursos até o final de seu mandato.

O secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado, agradeceu a atenção e sensibilidade que a governadora Roseana Sarney tem com a educação e ressaltou como ações de infraestrutura são importantes para o desenvolvimento da educação, ainda mais em comunidades rurais. A disponibilidade de ônibus escolares melhora o rendimento dos alunos que passam a ser transportados de forma segura e otimizam seu tempo entre a escola e suas residências. O secretário comprometeu-se em dar continuidade a esses avanços: "Em parceria com o Governo Federal vamos entregar mais ônibus. Faremos de tudo para concretizar o plano de educação pensado pelo nosso Governo", disse.

A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, representou os demais prefeitos no recebimento das chaves dos ônibus e destacou o papel que os prefeitos possuem no desenvolvimento da educação em suas cidades: "Temos que mudar os índices negativos de nossos municípios com ações concretas. A parceria com o Governo do Estado é muito importante, pois somos interlocutores de milhares de crianças e adolescentes", ressaltou.

Saiba mais

Para serem devidamente liberados para entrega aos Municípios, todos os ônibus passaram por vistoria para regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.

Por meio do PAR/Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada.

O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).



CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B

Décima sexta rodada começa hoje com dois jogos
A Série B 2014 continua nesta terça-feira com dois jogos. Uma partida será realizada às 19h30 (ABC-RN x Portuguesa-SP) e a outra às 21 horas (Avaí-SC x América-MG). Além disso, será realizada uma partida adiada da quinta rodada, também às 21 horas (Náutico-PE x Vasco-RJ).

Na sexta e no sábado, mais seis partidas serão realizadas, completando a rodada.

O Ceará é líder com 31 pontos, e Jael (Joinville-SC) lidera a artilharia com nove gols.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

EMPREGO



A Churrascaria Nacional Localizada nas margens da BR 226, no Bairro Expoagra, está procurando pessoas para trabalhar nas seguintes funções:
01 Cozinheiro ou Cozinheira;
01 Atendente de Lanchonete com experiência;
01 Vigia noturno;
01 Churrasqueiro;
Contatos: Falar com Marissol - 099 9110 6638

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

POLITICA

POR UNANIMIDADE TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DEFERE REGISTRO DE CANDIDATURA DE DEOCLIDES MACEDO
 
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) em sessão de julgamento na manhã desta terça-feira (05/08/2014), decidiu por unanimidade pelo deferimento do registro da candidatura a deputado federal do ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT).

“Assim considerando que o Acordão do TCE/MA expressamente reconheceu que as irregularidades aqui discutidas representam falhas de natureza formal, não há que se falar em incidência da causa de inelegibilidade elencada no art. 1º , I, “g”, da Lei Complementar n º 64/90. Diante do exposto julgo IMPROCEDENTE o pedido formulado na Ação de Impugnação ao registro de candidatura, e, por conseqüência DEFIRO o RCC de DEOCLIDES SANTOS NETO MACEDO, que concorrerá com o nome de“Deoclides Macedo” , sob o numero 1233, conforme requerido. É como voto”, diz o voto do relator Eduardo José Leal Moreira, que foi acompanhado pelos demais integrantes da corte eleitoral maranhense.

Ao tomar conhecimento da decisão, Deoclides Macedo disse que com “a consciência tranqüila de que nenhum delito cometeu que lhe impedisse de disputar o voto popular”, nunca parou um só dia as articulações em prol de apoios para sua candidatura que agora com a decisão da Justiça Eleitoral maranhense terá maior impulso com a campanha nas ruas a partir desta semana em todo o estado.

“Serenamente aguardei o julgamento da corte eleitoral, com a consciência tranqüila do dever cumprido, agora parto para a campanha confiante no povo do Maranhão que espero, me honrará com um mandato para representá-los na câmara alta do país. Agradeço a Deus por mais essa vitória”, disse Deoclides.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FUTEBOL MARANHENSE

Com foco no G4, Sampaio se prepara para a Ponte Preta
(Foto Divulgação)
O pensamento entre os jogadores do Sampaio é um só: chegar ao G4. Para isso, o grupo vem realizando treinos intensos visando o próximo compromisso do time, sábado, às 16h, contra a Ponte Preta.

Nesta quarta-feira, o elenco Tricolor treinou no Castelão, palco do jogo, e suou a camisa em busca da preparação ideal para o confronto diante da equipe campinense, adversário de muita tradição no futebol brasileiro.

O técnico Lisca comandou um treino tático, utilizando apenas metade do campo, e observou os jogadores realizarem trabalhos de toques rápidos e saídas em velocidade para o ataque.

“Temos que nos preparar bem. A Ponte é uma equipe qualificada e vai tentar ao máximo complicar o jogo. Vamos treinar forte e ir em busca desses três pontos que podem nos colocar entre os quatro melhores”, destacou o técnico Lisca.

Ainda com dores na coxa, o zagueiro Paulo Sérgio ficou no Departamento Médico fazendo tratamento no local. A expectativa é de que ele esteja apto para os dois próximos treinos da equipe.

O grupo do Sampaio volta a treinar no estádio Castelão, nesta quinta-feira, às 15h30.

ESTADO

SÃO LUÍS É PRIMEIRA EM RANKING DE TRANSPARÊNCIA
: A praia da Areia está localizada a 4 Km do centro de São Luís. Por ser perto do centro e ter um fácil acesso recebe vários visitantes. Encontra-se por lá o Iate Clube e o Forte de Santo Antônio. Nos final de semanas funcionam muitos clubes de Reggae. Poss
A Prefeitura de São Luís é a primeira colocada no ranking nacional de transparência ao lado das Prefeituras do Rio de Janeiro e de João Pessoa. Essas três capitais obtiveram 6 pontos, na escala de 0 a 10 do estudo. Os dados constam de pesquisa inédita divulgada pelo portal do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômico (Inesc). O Inesc é uma organização não partidária, sem fins lucrativos e não-governamental que atua no país desde 1979.

"Desde o início de nossa gestão temos nos preocupado em desenvolver uma política de diálogo e de transparência, que caminhe alinhada aos interesses da população. Fico feliz em ver o reconhecimento nacional da transparência com que temos conduzido a cidade, de maneira responsável, cautelosa e fidedigna na administração dos recursos", disse o prefeito Edivaldo.

Segundo a pesquisa, a maioria das capitais brasileiras está distante da excelência no que se refere à transparência do ciclo orçamentário. Para alcançar um resultado positivo, o prefeito Edivaldo definiu a transparência como uma das metas prioritárias da gestão ainda no plano emergencial dos primeiros 120 dias de governo, lançado pelo prefeito em janeiro de 2013. Um dos primeiros procedimentos foi reativar o Portal da Transparência que estava desativado durante a gestão passada.

"O prefeito determinou à época que a administração iniciada se caracterizasse pelo máximo de transparência. Para isso, fizemos toda a adequação do sistema de informatização", ressalta o secretário de Planejamento e Orçamento, José Cursino. No plano emergencial constavam várias ações destinadas, especificamente, para aproximar da excelência a transparência do ciclo orçamentário.

Segundo o secretário, durante este período foram realizadas pesquisas junto aos portais de transparência de todas as capitais brasileiras e de órgãos do governo federal. Embora seja objeto de Lei federal, na avaliação do secretário José Cursino, prefeituras e governos ainda não têm obedecido integralmente a Transparência da aplicação dos recursos. "No caso de São Luís, houve a orientação do prefeito para que a Lei fosse seguida à risca", destaca Cursino.

Responsável técnica pelo Portal da Transparência, a secretária de Informação e Tecnologia, Tati Lima, reativou ainda no início do ano passado o sistema adquirido pela Prefeitura. "Passamos a funcionar como um sistema integrado, disponibilizando todos os módulos para que as secretarias alimentassem com informações", explica Tati Lima.

Na avaliação da secretária, a melhoria da disponibilidade de dados é resultado da decisão do prefeito de priorizar a transparência sobre os dados orçamentários desde os primeiros dias da atual gestão. Ela acredita que a posição destacada do Portal da Transparência no ranking nacional é o reconhecimento do trabalho entre as secretarias, sendo que a Semit responde pelo conjunto de informações e manutenção do sistema.

O levantamento divulgado no portal do Inesc foi desenvolvido em parceria com a Gpopai-USP e financiado pela Web Foundation – entidade dirigida pelo britânico Tim Berners-Lee, um dos criadores da internet. Para montar o ranking das capitais, os responsáveis pela pesquisa avaliaram os 8 Princípios de Dados Abertos.

Os pontos foram conquistados por São Luís devido às informações orçamentárias serem completas (continham dados sobre receitas e despesas), processáveis (dados estruturados para possibilitar o seu processamento automatizado), não discriminatórios (dados disponíveis a todos, sem que seja necessária a identificação de registro), não proprietários (os dados estão disponíveis sobre um formato sobre o qual nenhum ente tenha controle exclusivo) e acessíveis (dados disponíveis para o público mais amplo possível, quando foi utilizada a tabela E-MAG de acessibilidade).

NOTA MÁXIMA

Os dados foram levantados em novembro de 2013. Das 27 capitais estudadas, nenhuma obteve nota máxima. Além das capitais, foram estudados os portais do Governo Federal (Portal da Transparência) e do Senado (Portal Siga), estes dois obtiveram 5 pontos.

A análise faz parte da etapa quantitativa da pesquisa "Avaliando os websites de transparência orçamentária nacionais e sub-nacionais e medindo impactos de dados abertos sobre direitos humanos no Brasil". Essa fase contou com a parceria do Gpopai-USP e teve o objetivo de mensurar o alcance das regras impostas pela nova legislação brasileira em relação à transparência orçamentária em formato de dados abertos.

O estudo conta com metodologia mista (quantitativa e qualitativa) e utiliza como base para análise de dados o Decreto 7.185/2010 , que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do sistema integrado de administração financeira e controle da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), e os 8 Princípios de Dados Abertos.

ETAPA QUALITATIVA

A análise também contou com uma fase qualitativa que teve o objetivo de complementar as informações adquiridas na etapa quantitativa. Esta etapa foi realizada por meio de entrevistas com representantes de organizações da sociedade civil, do governo, da academia e da mídia, usuários de dados abertos que usam com frequência os websites de transparência.

A ideia foi captar a percepção desses usuários, que têm que acessar informações quase que diariamente e produzir outros insumos para o público, como artigos, aplicativos, incidência política, formação de movimentos sociais, entre outros. Os resultados vão de encontro ao que foi captado na pesquisa quantitativa: em alguns casos, há dificuldades no acesso, seja porque os dados estão em formato fechado (PDF, por exemplo), seja porque são bases muito complexas, ou seja, pouco amigáveis ao cidadão comum; em outros casos, há restrições, como necessidade de cadastros, o que fere o princípio de "não discriminar" o acesso aos dados.

Há ainda casos em que a profusão de bases dentro de um mesmo governo confunde o usuário, na medida em que apresentam dados diferentes para uma mesma política pública. E por fim, há casos em que simplesmente, não há dados abertos do recurso público de um determinado órgão, o que é gravíssimo e contra a lei. Em geral os usuários têm invocado a Lei de Acesso à Informação nestes casos, mas muitas vezes o processo para uma resposta efetiva é lento e burocrático.

Para selecionar os entrevistados foi necessário elencar os grupos interessados em dados abertos no Brasil e mapear algumas pessoas para entrevistas. Entre as organizações que participaram estão o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), Open Knowledge Brasil (OKF Brasil), O Estado de S. Paulo, Agência Pública, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Secretaria Geral da Presidência da República.

ELEIÇÃO 2014

Maranhão representa 3,14% do eleitorado brasileiro
O Maranhão possui o 11º maior colégio eleitoral brasileiro, com 4 milhões 497 mil e 336 eleitores aptos a votar nas eleições 2014, representando 3,14% do eleitorado do país. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Pernambuco, Pará e Santa Catarina antecedem em número de eleitores o estado maranhense.

Dos 4.497.336 eleitores do Maranhão, 909.729 irão votar usando o sistema biométrico, em quinze cidades (Barra do Corda, Benedito Leite, Cajapió, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Nova Iorque, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Raposa, São Domingos do Azeitão, São João Batista, São José de Ribamar, São Luís, São Vicente de Férrer e Timbiras).

Em 9 dessas cidades, a biometria será usada pela primeira vez e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão irá realizar votações biométricas simuladas durante o mês de agosto para testar o sistema e treinar eleitores. A Unidade de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes (Avenida São José de Ribamar Oliveira, s/n – Vila Janaína) foi escolhida para sediar os trabalhos em São Luís, no dia 2 de agosto, das 8h às 12h.

Ainda de acordo com os dados divulgados na estatística do eleitorado disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral na terça-feira (29 de julho), a maioria dos eleitores maranhenses possui entre 25 e 34 anos (1.167.064, sendo 568.927 homens e 598.137 mulheres), que tem apenas o ensino fundamental incompleto (1.275.511, 656.573 homens e 618.695 mulheres).

Considerando as regiões brasileiras, o Maranhão está localizado na segunda maior: o Nordeste, com 38.269.533. A região com o maior número é a Sudeste (62.041.794) e a menor a Centro-Oeste (10.238.050). No exterior, estão aptos a exercer a cidadania através do voto 354 mil 184 eleitores.

Quanto à evolução do eleitorado, considerando as últimas 3 eleições, o Maranhão registrou em 2008: 4.159.519; em 2010, 4.324.696; e em 2012, 4.558.855. Já em relação aos colégios eleitorais do estado, São Luís é o maior, com 619.682; seguida por Imperatriz (164.503), Caxias (107.732), Timon (107.676), Codó (81.143), São José de Ribamar (80.943), Açailândia (74.765) e Bacabal (66.503). O menor é Nova Iorque, com 3.196.

COPA DO BRASIL 2014

Jogando em casa, Londrina vence o Santos por 2 a 1
Nesta quinta-feira, mais dois jogos marcaram a terceira fase da Copa do Brasil. No Estádio do Café, o Londrina venceu o Santos por 2 a 1. O Coritiba, jogando em casa, derrotou o Paysandu por 2 a 0.

Em Londrina, Joel marcou os dois gols dos donos da casa, enquanto Geuvânio descontou para o Santos. O jogo de volta entre as equipes será no dia 14 de agosto, na Vila Belmiro.

No Couto Pereira, Zé Eduardo e Keirrison foram os responsáveis pelo 2 a 0 do Coritiba contra o Paysandu. Os dois times voltam a se enfrentar no dia 13 de agosto, ainda sem local definido.