sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CAMPEONATO MARANHENSE DE FUTEBOL 2014

Resumão Maranhense #2: time sem reservas, técnico demitido e apagão
Segunda rodada do Estadual chegou a marca de 30 gols entre eles um de bicicleta

“É tiro curto”. Quem não ouviu essa expressão sobre o Campeonato Maranhense 2014? Pois é, a segunda rodada do Estadual terminou e lá se foi a metade da fase de classificação do primeiro turno. Como de praxe, novas curiosidades: teve time que jogou sem reservas, treinador que caiu com dois jogos, apagão e até gol de bicicleta. Ah, chegamos ao gol 30!

Já diria certo frasista visionário: “Futebol é onze contra onze”. Tá, isso todo mundo sabe, mas o que esperar de um time que simplesmente faz sua estreia em uma competição sem reservas? Dedicação, força, superação, ato histórico... Não! Goleada mesmo.

Foi o que aconteceu com o São José-MA diante do Moto. O Peixe-pedra, do técnico Josué Teixeira, foi goleado pelo rubro-negro por 5 a 0. O treinador ainda brincou com os repórteres no intervalo: “sem mudanças”.
Jogadores do Moto comemoram goleada sobre o São José-MA (Foto: Honório Moreira / Divulgação)
Por falar em treinador, o que dizer do técnico Coca? O Alagoano fez toda a preparação do time do Bacabal para o Estadual, perdeu as duas primeiras partidas e? Demitido! Isso mesmo, Coca foi o primeiro da gangorra de treinadores do Maranhense que está só começando...

A rodada seguiu apresentando fatores negativos. Na vitória do Santa Quitéria sobre o Balsas por 1 a 0, no Estádio Cazuza Ribeiro, em Balsas-MA, houve uma queda de corrente elétrica. A partida foi paralisada aos 33 do segundo tempo e só voltou 16 minutos depois.
Mas a rodada também teve coisa boa. Teve gol que “valeu ingresso”. A frase foi do próprio autor da obra de arte, Neto Alagoano, que marcou um gol de bicicleta na vitória do MAC sobre o Bacabal por 2 a 0.

Nessa segunda rodada, não teve nenhum“patinho feio” dos números. Ninguém quis combinar nada e visitantes e donos da casa ficaram iguais com duas vitórias para cada lado. Ah, por falar em igualdade, até agora seguimos o Estadual sem nenhum empate. É vencer ou... Perder!

Como já era esperada, a média de gols da competição deu uma caída, mas ainda é muito boa. Com os 12 gols da segunda rodada, chegamos aos 30 marcados no Maranhense e a média que era de 4,5 passou para 3,75.

Agora é só esperar o que nos proporciona a terceira rodada. Quer saber quais são as próximas partidas? É só clicar aqui! Bons jogos e muita emoção a todos.

2ª rodada do Estadual 2014

Grupo A
São José-MA 0 x 5 Moto Club
Imperatriz 3 x 1 Araioses

Grupo B
Maranhão 2 x 0 Bacabal
Balsas 0 x 1 Santa Quitéria

POLITICA

MP recorre de decisão contrária à cassação de prefeito e vice de Arame
lhywzwehpc
O Ministério Público Eleitoral ingressou junto ao TRE, no dia 24 de janeiro, com recurso contra decisão do juiz da 104ª Zona Eleitoral que julgou improcedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra o prefeito e o vice-prefeito de Arame, respectivamente, Marcelo Lima de Farias e Paulino Barbosa Rodrigues.

Na avaliação do MP, a cassação dos mandatos deveria ocorrer porque os dois candidatos teriam se utilizado de fraude, corrupção ou abuso do poder econômico na eleição municipal de 2012.

Na sentença, o juiz considerou que a ação de impugnação apresentou como prova apurada apenas depoimentos testemunhais e que “a prova material não teria passado pelo crivo do contraditório”. No caso da prova material questionada, tratam-se de imagens, gravadas em telefones celulares, que mostrariam os candidatos tentando convencer eleitores a votar neles.

O Ministério Público, por meio do promotor de justiça Carlos Róstão Martins Freitas, discordou da sentença judicial, por isso, recorreu ao TRE. Citando decisões tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outros tribunais regionais, o promotor argumenta que “a prova testemunhal apresentada, pela sua fartura e contundência, como qualquer outra prova judicial, apresenta-se, sim, como perfeitamente admissível para lastrear o pleito contido na ação de impugnação de mandato eletivo”.

O membro do MP defende a validade dos depoimentos prestados, pela coerência e riqueza de detalhes que revelam os abusos cometidos pelos então candidatos e apoiadores, consistentes na entrega de telhas cerâmicas, aparelho ortodôntico, distribuição de carnes e comida, oferecidos nos dias que precederam o pleito eleitoral e mesmo na data da eleição.

PROVAS SEM CONTRADITÓRIO

Quanto à alegação de que as imagens gravadas apresentadas aos autos não teriam passado pelo crivo do contraditório, o Ministério Público também rebate, já que foram apresentadas em processo judicial, assegurando-se a parte contrária, que delas tomou conhecimento, a ampla defesa e o próprio contraditório.

“Se a parte, por qualquer motivo, mantém-se inerte, ou omissa – como de fato ocorrera – deixando (curiosamente, aliás) de apresentar suas alegações finais, não se pode deduzir, deste fato, que houve qualquer tipo de vício em relação às provas apresentadas”, argumentou o promotor de justiça Carlos Róstão, no recurso.

Com base nessas alegações, o Ministério Público Eleitoral requereu ao Tribunal Regional Eleitoral o provimento do recurso, “para que seja reformada a sentença de primeiro grau, reconhecendo-se o abuso do poder político e, por via de consequência, a procedência da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, com a cassação do diploma dos recorridos”.

LIDERANÇAS DO PDT DISCUTEM ELEIÇÕES 2014

EMBORA PRIORITARIAMENTE O PDT BUSQUE A UNIÃO DAS OPOSIÇÕES COM UMA ÚNICA CANDIDATURA, NÃO ESTÁ DESCARTADA A HIPÓTESE DE CANDIDATURA PRÓPRIA, AVALIAM.
Chico Leitoa, Hilton Gonçalo, Aristeu Nunes, Deoclides Macedo e Pe. Fábio
Os vices presidentes estaduais do PDT, ex- prefeitos e ex-deputados Chico Leitoa e Deoclides Macedo, o ex prefeito Hilton Gonçalo, o pré-candidato a Deputado estadual Aristeu Nunes (Presidente Dutra) e o Líder pedetista Padre Fábio, se reuniram na última quarta- feira,29, para discutirem assuntos relacionados as eleições deste ano e os encaminhamentos a serem propostos para discussão nas próximas reuniões da executiva estadual do partido.

Segundo os lideres pedetistas, a participação do partido na chapa majoritária e o fortalecimento das candidaturas à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, são fundamentais.

Segundo eles, o PDT não se exime de discutir a possibilidade de candidatura própria, no entanto, pela responsabilidade que tem de ter elegido o último governador das oposições, Jackson Lago, injustamente cassado, defendemos prioritariamente a união das oposições com uma única candidatura.

“O PDT tem história, capilaridade partidária, bandeiras definidas como educação, saúde e produção dentre outras, serviço prestado em todo o Maranhão através das gestões de Jackson Lago e outras gestões municipais que se tornaram referencia em conduzir com zelo a coisa pública a exemplo de Deoclides Macedo, Chico Leitoa e Hilton Gonçalo. Portanto, a participação do partido nas eleições de 2014 deve ser discutida de forma mais ampla pelas principais lideranças do PDT, com as demais lideranças regionais e os deputados do partido. O legado de Jackson, injustamente cassado, deve estar presente em todas as discussões da campanha, como forma de encorajar o povo do Maranhão a devolver a gestão a um governo popular e democrático”, avaliam.

JOGO DA AMIZADE

FAZ UM MÊS QUE ACONTECEU O JOGO DA AMIZADE - DIA 31/12/2013
É importante lembrar aos grajauenses que este evento  reuniu centenas de amigos afim de celebrar a passagem do ano e celebrar acima de tudo a amizade, foi uma festa bem organizada por uma comissão organizadora composta por Cap. Jean Levi, Cléofas (fita) e André Bacabal.
Esteve presente neste evento o Ex Prefeito de Porto Franco Deoclides Macêdo, O Secretário Municipal de Esportes de Porto Franco Jailson Cerqueira  e sua comitiva,  que juntamente com outras pessoas colaboraram na realização do evento, na oportunidade  fizeram a abertura deixando uma mensagem sobre a importância da amizade e da dimensão que o encontro de amigos pode proporcionar a sociedade.
 
O jogo foi realizado no campo soçayte da cidade alta e mais uma vez a vitória foi da equipe dos amigos de Cléofas o fita, mas o que menos importava era o resultado da partida, pois se tratava de uma confraternização, e após o jogo a festa de confraternização foi na AABB regada de muito pagode, churrasco, cervejada e muita amizade. É importante lembrar a todos que o Cap da PM de Grajaú Jean Levi, deixará o comando, porém não deixará os amigos, colaboradores e nem tampouco acabará este grande encontro, esta é mais uma prova do grande trabalho desenvolvido por este jovem batalhador e amigo dos grajauenses. 
JOGO DA AMIZADE 2013......UNIAO DE ESFORÇOS, BUSCANDO SEMPRE FORTALECER OS LAÇOS DE AMIZADE E A CADA DIA TRAZER MAIS PESSOAS PRA NUNCA DEIXAR CAIR A TRADIÇÃO....MUITO BOM.. (Cap Jean Levi)










COPA DO COMÉRCIO

LOJAS BELLO LAR É  CAMPEÃ  DA V COPA DO COMÉRCIO
Na noite deste dia 30 de janeiro de 2014 (quinta-feira) no soçayte da cidade alta, enfim, aconteceu a final da copa do comércio, torneio iniciado dia 29 de outubro de 2013 e somente agora foi encerrado, como qualquer outra final, foi um jogo bastante disputado pela as duas equipes,  a equipe da Lojas Bello Lar saiu na frente do placar com o gol de Rogério, e na sequência, Loja Tavares empata a partida com o gol de Gilson, mais ainda na primeira etapa Vicente amplia para Bello Lar, sendo que Bello Lar saiu com a vantagem na primeira etapa, já no segundo tempo da partida, somente a Loja Tavares marca um gol com Jackson empatando a partida e este resultado persistiu até o final  provocando então as cobranças das penalidades. E ai conforme regra do soçayte três jogadores de cada equipe alternadamente tiveram a responsabilidade de definir quem seria o campeão, porém, ainda persistiu o empate e então a 5ª Copa do Comércio foi definida pela primeira série de pênaltis  alternados, sendo, que o artilheiro da competição com 09 gols Clesiomar converteu sua penalidade pela Bello Lar e Adeilson pela Tavares não converteu sua cobrança e ai a Lojas Bello Lar, sagrou-se CAMPEÃ da V Copa do Comércio.
Como organizador do certame, aproveito a oportunidade para agradecer primeiramente a Deus,  a participação das quatorze equipes: Lojas Bello Lar, Loja Tavares, Lubrifil Auto Peças, Armazém Paraíba, Grupo Paulista, VC Auto Center, Marina Modas/Kassikós, Gêsso Sul/Alana Fundição, Herói Construção, Papiros Papelaria, Panificadora Sabor de Minas, Mercantil Peixoto, Mercearia Nascimento e São Francisco Construtora e ainda agradecer algumas pessoas que  colaborararam e incentivaram  a realização deste evento: Gerôncio Gomes, Adriano chaves, Gilmar da Gramacon, Dr. Admiel, Ex Prefeito de Porto Franco Dêoclides Macêdo, Dep. Valéria Macêdo, Nonato Andrade, os sites: Grajaú de Fato, Diário de Grajaú, Blog de Olho em Grajaú, Grajaú MA (Mundoquinha), Dr. Júlio Cézar Barros, Cap Jean Levi, Prefeito Júnior Otsuka, Secretaria Municipal de Esportes, Ronaldo Santos (Mercantil Santos), Ubaldo Franco Júnior, Acont Contabilidade, Bar do Ceará, árbitros, mesária e gandulas enfim agradecer aos torcedores que prestigiaram todos os jogos do certame.
Foram 14 rodadas com 49  jogos, foram marcados 191 gols, o artilheiro da competição foi Clesiomar da Lojas Bello Lar com 09 gols, o melhor goleiro da competição foi Reginaldo da Loja Tavares, no encerramento da competição foi realizado um sorteio gratuito de alguns brindes com o objetivo de retribuir ao torcedor a participação e o incentivo na realização do certame. Estiveram presentes na entrega da premiação, representantes de algumas equipes participantes, Cap Jean Levi, Secretário de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer Jorge Guedes. 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

COPA DO COMÉRCIO

SE SÃO PEDRO PERMITIR ....
A Grande final da 5ª edição da Copa do Comércio está programada para hoje quinta-feira dia 30 de janeiro no campo soçayte da cidade alta a partir das 19:00 h, a final da competição será entre LOJAS BELLO LAR X LOJA TAVARES, a comissão organizadora sorteará brindes aos torcedores que prestigiarem a final do certame.

POLITICA

FORMOSA DA SERRA NEGRA: DEOCLIDES E VALÉRIA REÚNEM OPOSIÇÃO EM ENCONTRO DO PDT
 
O ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo e sua irmã, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT), visitaram no último sábado, 26/01, a cidade de Formosa da Serra Negra, quando na oportunidade participaram da posse da nova Comissão Provisória do PDT municipal e de reunião que juntou todas as forças de oposição, num amplo debate visando as eleições de outubro deste ano.
O encontro foi organizado pelo jovem Leão Leda, na residência de sua mãe “dona preta”, esposa do saudoso Antonio Leda. 
Sem formalidades, a presidência da Comissão Provisória Municipal passou das mãos do veterano pedetista, o ex-vereador João Lima, para o professor Raimundo Oliveira, o “Raimundinho”, que doravante terá a responsabilidade de conduzir os destinos da sigla brizolista em Formosa da Serra Negra.
Além dos pedetistas o encontro reuniu líderes partidários como o vereador Riba Costa, do PCdoB, lideranças do PSB e PRB como o ex-prefeito Claudio Vale e seu filho Cláudio Júnior, ex-candidato a prefeito pela oposição no pleito passado, além de lideranças sindicais como os presidentes dos sindicatos dos trabalhadores rurais e Sindicato dos servidores públicos do município, Manoel de Jesus e Agener Martins, respectivamente.
Com tanta representatividade o encontro não poderia deixar de tratar sobre as eleições deste ano. As lideranças dos partidos ali presentes em sua maioria fizeram uso da palavra e manifestaram seu desejo de mudança, não apenas no município, mas em todo o estado, com a eleição do líder das pesquisas Flávio Dino (PCdoB), propugnando todos por uma ampla aliança oposicionista que possa ganhar a eleição e finalmente colocar o Maranhão nos trilhos do progresso e do desenvolvimento.
Últimos a usarem da palavra, a deputada Valéria Macedo e o ex-prefeito Deoclides Macedo agradeceram pela calorosa recepção, lembrando dos laços políticos que os dois têm com Formosa da Serra Negra, firmados nas lutas democráticas com Jackson Lago e Antonio Leda que já se foram e outros que ainda hoje persistem buscando as mudanças.
Valéria aproveitou para fazer uma pequena prestação de contas de seu mandato e das proposições feitas para Formosa e região como as constantes cobranças ao governo em relação ao péssimo estado da MA-006, garantindo que assim que retornar do recesso para a Assembleia fará um pronunciamento para pedir explicações à secretaria de infraestrutura já que a rodovia acabou de passar por uma recuperação, mas que se apresenta cada vez pior.
“Ao retornar do recesso vou procurar me informar sobre essa situação de extremo sofrimento para os moradores dessa região. Tem que haver uma explicação, já que todos os eu que perguntei aqui dizem que a recuperação foi feita e já terminou, mas a estrada está quase intrafegável, dificultando o escoamento da produção colocando em risco a vida das pessoas, aumentando o tempo do percurso e deixando os veículos em péssima situação. A população e os produtores rurais da região não estão satisfeitos”, disse Valéria.
Fechando o encontro, o ex-prefeito Deoclides enalteceu o trabalho do ex-vereador João Lima, que até ali liderou o PDT no município, ao mesmo tempo dando as boas vindas à nova Comissão provisória e o novo presidente professor Raimundinho, lembrando dos desafios que estes têm de guiar o partido não apenas para as eleições deste ano, mas também visando as eleições de 2016.
Em seguida Deoclides fez uma síntese da conjuntura política estadual, pontuando a posição do PDT maranhense e a disposição do partido de ser protagonista na chapa majoritária de Flávio Dino. Indagado sobre a possibilidade de vir a ser o nome indicado como candidato a vice na chapa oposicionista, Deoclides disse que se sente honrado mais não significa que necessariamente seja ele o indicado.
“Temos colocado as nossas energias na busca do entendimento entre os partidos de oposição para a construção de uma grande aliança que tire o Maranhão do atraso, sendo que o nosso partido tem sido um dos primeiros signatários dessa aliança e pela importância que tem como partido que já governou o Maranhão, pelo peso das lideranças que tem deve ocupar um lugar de destaque na chapa majoritária daquele que mais reúne as condições eleitorais hoje, o ex-juiz, ex-deputado Flávio Dino. Eu defendo que o nome seja do PDT e do sul do Maranhão, pela importância que essa região tem no cenário estadual. Não existe candidato a candidato a vice, portanto tenho mesmo trabalhado é na intenção de concorrer a uma vaga de deputado federal.”, disse Deoclides, bastante aplaudido e recebendo em seguida juntamente com a deputada Valéria, várias manifestações de apoios.

As lideranças dos partidos de oposição presentes ao encontro agradeceram a visita de Deoclides e Valéria em Formosa da Serra Negra, onde desde a nossa chegada ali constatamos que assim como no restante do Maranhão há um grande desejo de mudanças.
Após o encontro, numa espécie de confraternização, todos participaram de um almoço estreitando ainda mais os laços políticos e de amizade.

Fonte: Josué Moura

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CAMPEONATO MARANHENSE

Felipe e Henrique comandam vitória do Moto Club diante do Imperatriz
Rubro-negro estreia com triunfo no Campeonato Maranhense e divide a liderança do grupo A com o Cordino, empatados em todos os critérios de desempate.
Comandado por Felipe e Henrique, o Moto estreou com uma vitória por 3 a 2 diante do Imperatriz no Campeonato Maranhense de 2014. Com amplo domínio do jogo, construiu o triunfo ainda no primeiro tempo com gols de Felipe, Pierre e Henrique, enquanto que Lindoval, descontou para o Imperatriz. Na etapa final, Marcleison ainda acertou uma bela cobrança de falta, fazendo o segundo do alvirrubro, mas sem tempo para o empate.

Com a vitória o Moto divide a liderança do grupo A com o Cordino, enquanto Imperatriz e Araioses são os últimos da chave. As duas equipes voltam a campo na quinta-feira, quando o rubro-negro encara o São José-MA e o Cavalo de Aço terá pela frente o Araioses.

Moto começa pressionando
O Moto começou o jogo pressionando desde o primeiro minuto, apostando nos avanços pela direita com Diego Renan e Henrique. Assim, aos quatro minutos, Henrique puxou o contra-ataque do meio-campo, tocou para Diego, que cruzou, e a bola caiu para Felipe, encher o pé e abrir o placar.

A pressão rubro-negra seguiu e aos 11 minutos, após nova bola aérea, Fernandão ajeitou para Pierre, que também de cabeça, completou e fez o segundo do jogo. Sem atacar, o Imperatriz via o rubro-negro comandar o jogo. Até que aos 30 minutos, em uma saída errada da zaga alvirrubra, a bola ficou com Henrique, que avançou, driblou o marcador e tocou no canto, fazendo o terceiro do Papão.

O Imperatriz tentou uma reação ainda no primeiro tempo, com Léo Paraíba avançando pela direita e sendo derrubado na área. Lindoval foi para a cobrança de pênalti e fez o único gol dos visitantes na etapa inicial.

Imperatriz tenta reagir
No segundo tempo, o Moto sentiu o preparo físico e diminuiu o ritmo. O Imperatriz, mesmo com um a menos, já que Ywri foi expulso no fim do primeiro tempo, passou a ocupar mais o campo ofensivo e levar perigo ao goleiro Ruan. Até que aos 32, Marcleison acertou uma cobrança de falta perfeita e recolocou o Cavalo de Aço no jogo.

Com 3 a 2 no placar, as duas equipes passaram a trocar ataques. Felipe ainda tentou marcar o quarto, mas esbarrou na boa defesa de David. O próprio Felipe se estranhou com o volante James, trocaram agressões e ambos foram expulsos. Apesar disso, as redes não balançaram mais e o rubro-negro garantiu a vitória na estreia.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

COPA DO COMÉRCIO

CHUVA CANCELA FINAL DA COPA DO COMÉRCIO 

Em virtude de forte chuva não foi  possível acontecer a final da V COPA DO COMÉRCIO, que seria realizada no sábado dia 25 de janeiro no campo soçayte Dr. Antonio Eduardo Nava na cidade alta, a comissão organizadora e as duas equipes finalistas decidirão a nova data, previsão de ser ainda nesta semana.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

V COPA DO COMÉRCIO

FINAL INÉDITA PELA COPA DO COMÉRCIO
Neste sábado dia 25 de Janeiro de 2014 a partir das 18:30 h, no campo soçayte Dr. Antonio Eduardo Nava na cidade alta,  enfim acontecerá a final da 5ª edição da copa do comércio iniciada em 2013, torneio promovido pelos comerciantes da cidade de Grajaú-MA e Coordenada pelo Professor Antonio Alberto , o certame foi  disputado em conformidade com o presente regulamento, e demais leis que regem o nosso futebol, tendo por finalidade o incentivo ao lazer e a prática desportiva entre os funcionários e comerciantes.
A inédita final será disputada por duas equipes que nunca se confrontarem em uma final do certame, de um lado estará a equipe da Lojas Bello Lar que desclassificou equipes consideradas favoritas, do outro lado está a equipe de melhor campanha na competição, Loja Tavares. A expectativa é de um jogo bastante disputado e com duas equipes buscando resultado e apresentando um bom futebol.
E para retribuir a participação dos torcedores durante a realização do torneio a  comissão da V Copa do Comércio buscou junto aos  comerciantes alguns brindes que serão sorteados, serão distribuídos bilhetes antes e durante a partida para os torcedores que estiverem prestigiando, sendo que no final da partida acontecerá o sorteio. 

                                    LOJAS BELLO LAR                          LOJA TAVARES


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

CHEIRO DA MATA 2014

CHEIRO DA MATA ESTÁ PREPARANDO UMA MEGA-ABERTURA PARA CARNAVAL DE 2014 .
      
       

EDUCAÇÃO

Seduc e Mec convocam prefeitos e secretários para discutir planos para a educação do Maranhão.
Com intuito de fortalecer o regime de colaboração entre União, Estado e Municípios na elaboração e adequação dos planos de educação, será realizado, no dia 28, das 8h às 18h, no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão, seminário para prefeitos, secretários e gestores de educação de todo o estado.

O evento, que será promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), atende solicitação do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), no sentido prestar aos gestores orientações a respeito dos Planos Municipais, Estadual e Nacional de Educação, na perspectiva de fortalecimento do Sistema Nacional de Educação.

No mês de dezembro, o secretário Pedro Fernandes e o secretário do MEC, Binho Marques, se reuniram com objetivo de discutir e traçar orientações a respeito dos planos municipais de educação, que deverão estar em sintonia com o Sistema Nacional de Educação, aprofundando o regime de cooperação entre os entes federados. A reunião contou também com a participação de representantes da Undime.

"A partir desse encontro, discutimos a necessidade realizar um seminário com todos os municípios para tratar sobre os planos de educação, no intuito de fortalecer o regime de colaboração União, Estado e municípios, que é um dos quatros objetivos da Seduc para educação do Maranhão", comentou Pedro Fernandes.

O seminário sobre planos de educação será presidido pelos secretários Binho Marques (MEC) e Pedro Fernandes (Seduc), e terá participação de prefeitos, secretários municipais de educação, gestores educacionais, escolares, além de representantes de entidades que trabalham com educação como: Ministério Público, Conselho Estadual de Educação, Instituições de Ensino Superior e Federação dos Municípios Maranhenses (Famem).

A BOLA VAI ROLAR

Começa nesta sexta-feira a Copa do Nordeste
O primeiro apito de 2014 em competições organizadas pela CBF será nesta sexta-feira! Às 20 horas (21 horas de Brasília), no Estádio Nogueirão, no Rio Grande do Norte, Potiguar de Mossoró e Treze se enfrentam pela primeira rodada da Copa do Nordeste.

Na sequência, durante o fim de semana, mais seis jogos serão disputados. Na segunda-feira, com mais uma partida, a primeira rodada estará completa.

A Copa do Nordeste, que voltou a ser disputada sob a chancela da CBF em 2013, tem como atual campeão o Campinense. Na decisão da edição passada, o time rubro-negro derrotou o ASA. Em 2014, o vencedor da competição, além do troféu, poderá comemorar uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano.

Um dos maiores incentivadores do retorno da competição logo que assumiu o comando da CBF, o presidente José Maria Marin está entusiasmado com o início da disputa em 2014.

- Desejo boa sorte para todos os participantes. Tenho certeza de que veremos grandes partidas e muita festa nas arquibancadas. Estou muito feliz por ter dado a minha parcela de contribuição com a chancela da CBF. Mas tenham certeza de que não fiz mais do que a minha obrigação, um reconhecimento merecido à força do futebol nordestino - comentou o presidente Marin.

Confira a tabela desta primeira rodada. 

Grupo A

Sábado - Sergipe x Confiança - 20h30 - Estádio Presidente Médici

Domingo - Vitória x América/RN - 21h30 - Barradão

Grupo B

Sábado - Santa Cruz x Vitória da Conquista - 16h30 - Lacerdão

Domingo - CSA x Bahia - 16 horas - Rei Pelé

Grupo C

Sexta-feira - Potiguar de Mossoró x Treze - 20 horas - Nogueirão

Sábado - Ceará x CRB - 18h30 - Castelão

Grupo D

Domingo - Botafogo/PB x Sport - 16 horas - Almeidão

Segunda-feira - Náutico x Guarany de Sobral - 20 horas - Arena Pernambuco

* o horário dos jogos na tabela acima é local (uma hora a menos que o Horário de Brasília).

POLITICA

Descaso na educação: Crianças maranhenses estão atrás do resto do país
O Maranhão é um retrato de absoluto descaso com os mais fundamentais direitos humanos. Para falar só de educação, o estado conta com alguns dos piores indicadores em um país que já não tem indicadores muito bons.
escola-de-palha-em-Balsas-no-Maranhao-size-598
Desde cedo, crianças maranhenses estão muito atrás do resto do país. De acordo com a Prova ABC, ao fim do 3º ano do ensino fundamental, só 27,9% delas são proficientes em leitura, 10% em matemática e 13% em escrita. As médias brasileiras são respectivamente 44,5%, 33,3% e 30%. Ou seja: o Maranhão tem menos de metade dos resultados já ruins do país, sendo que essas crianças estão apenas iniciando a trajetória escolar.

Observando a outra ponta, vemos que, no Maranhão, somente 45% dos jovens de 15 a 17 anos estão matriculados no ensino médio, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Apenas 38% dos jovens de 19 anos que conseguiram chegar a essa etapa de ensino no estado a concluíram e, entre eles, só 11,8% aprenderam o mínimo adequado em língua portuguesa, e 1,6% em matemática.

A renda média dos demais 79.576 jovens dessa idade que não têm o ensino médio completo é de menos de 500 reais por mês. O estado está condenando essas pessoas a um ciclo perverso de desigualdade.

No sistema carcerário do Maranhão, palco das atrocidades que chocaram o país nos últimos dias, a cobertura educacional é precária: a taxa de matrícula de pessoas com privação de liberdade era de apenas 5% em 2012, segundo dados do InfoPen (Ministério da Justiça). Aqueles que não chegaram ao fim do ensino médio somavam então 91%, e, entre eles, a grande maioria sequer completou o ensino fundamental.

É urgente que haja maior prioridade, atenção e ação para rompermos a situação de calamidade da educação no Maranhão há anos. Até quando vamos remediar desastres anunciados? Não seria o caso de o Brasil acordar de vez para a importância estratégica e humanitária da educação das nossas crianças e jovens? Resta alguma dúvida sobre qual é a área em que deveríamos estar investindo prioritariamente nossos recursos para mudarmos de patamar e conquistarmos um Brasil que seja realmente de todos?

Entre o urgente e o importante, chegamos ao ponto de ter que lidar com ambos ao mesmo tempo. A vida de muitas crianças e jovens depende de nós — uma parte muito pequena de pessoas privilegiadas que acordam de manhã e pegam o jornal para ler. Depende de nós demandar uma nova prioridade estratégica para o país de olhar o futuro de forma mais generosa para com toda a população brasileira, principalmente para aqueles que, mesmo sendo a maioria, têm pouca voz e influência.

Chegou a hora de a indignação se voltar para os milhões de crianças maranhenses e brasileiras cujo direito à educação é negado.

Por PRISCILA CRUZ
Blog do John Cutrim

ELEIÇÃO NA ASCIGRA

                         ELEIÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE GRAJAÚ
                                           CHAPA 1                                           CHAPA 2
Com o clube dos fazendeiros completamente lotado os associados, familiares e sociedade grajauense reuniram-se nesta quinta-feira dia 16 de janeiro de 2014, a fim de escolherem a próxima diretoria da ASCIGRA - Associação dos Criadores de Grajaú,  para o biênio 2014/2015. A eleição foi um marco histórico no processo democrático nunca vivido pela entidade que reuniu um grande números de cidadãos grajauenses que prestigiaram este ato democrático, concorrendo à presidência da ASCIGRA tinha o Sr. Milton Gomes dos Santos que concorria a reeleição e contava com o apoio de empresários, criadores rurais, porém tinha um entrave que incomodou componentes de sua chapa durante toda a sua campanha que era as reclamações dos associados sobre o quesito RH-Relações Humanas, dentre outros. De um outro lado apareceu uma chapa opositora encabeçada pelo jovem advogado Dr. Admiel Gomes Neto que contava com o apoio de alguns componentes da diretoria do 1º mandato de Milton, criadores rurais, alguns ex presidentes da associação dos criadores, mais uma vez o que marcou a escolha da diretoria da Ascigra foi a concorrência política partidária, como sabemos a política acontece em qualquer lugar, porém ela têm que ser contextualizada em benefício do coletivo e não do individual.
Após a votação dos 305 eleitores associados à comissão partiu para a contagem dos votos, enquanto acontecia à contagem, os eleitores que estavam distanciados do acontecimento, ficavam apreensivos com o que poderia sair no anuncio, de um lado a certeza e a satisfação dos que acreditaram em Milton Gomes, do outro a insegurança e também a certeza de que tudo daria certo.
Com a conclusão de tudo o anuncio foi feito, Milton Gomes foi reeleito com 163 votos, contra 119 da chapa 02 formada por Admiel Gomes Neto. Após o resultado o candidato derrotado Admiel Neto, usou a palavra para agradecer, dizendo que ficou feliz em ver que em Grajaú existe democracia, quando todos comparecem para votar, afirmou que houve um número record de eleitores em uma eleição da ASCIGRA. Admiel disse que está sempre apto a trabalhar junto com o presidente reeleito, para zelar pelo Parque e que como ele e muitos outros são associados, ambos esperam realmente que o local seja zelado e bem cuidado para o conforto de todos.
Milton Gomes em suas palavras também disse que quer sim, contar com o apoio de Dr. Admiel Neto e seus aliados, pois a política é só aquele momento logo depois, tudo volta a ser como antes e que cada um pode ter a certeza, que ele como presidente, além de dar continuidade aos trabalhos vai querer contar com a participação de todos em seu governo. Em entrevista a este blog, o presidente reeleito disse que acha que as obras contribuíram muito para a sua reeleição, disse que se sente feliz por ter conseguido convencer o eleitorado de que ele precisava continuar os trabalhos, afirmou ainda que vai retribuir com muito trabalho, disse que já tem ai um presente de 1km e meio de asfalto e o resto será terminado com os bloquetes, porque sua empresa fabrica bloquetes e ele não vai comprar de ninguém, vai deixar o Parque bonito com os dele, finalizou.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

POLITICA

QUE FASE! ROSEANA SARNEY E RICARDO MURAD DENUNCIADOS NA PGR POR FRAUDE EM LICITAÇÕES E DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS PARA CAMPANHA ELEITORAL.
Um pedido de ação criminal contra Roseana Sarney (PMDB), governadora do Maranhão, e Ricardo Jorge Murad, que é secretário estadual de Saúde e cunhado de Roseana, foi protocolada na tarde desta terça-feira, 14, na Procuradoria Geral da República (PGR). No documento, os dois gestores públicos e outros três empresários são acusados de fraudar licitações de construção de hospitais e desviar recursos para campanha eleitoral.

De acordo com a denúncia, que ainda precisa ser acatada pelo Procuradoria para que se inicie uma investigação, Murad abriu um procedimento de concorrência em 2009 para a construção de 64 hospitais em diversos municípios do Maranhão, com investimento estimado em quase R$ 116 milhões. Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), entretanto, constatou que as obras iniciais destes hospitais já constavam em um edital anterior e os trabalhos já eram gerenciados por uma empresa que posteriormente seria a vencedora da licitação.

O requerimento foi encaminhado pelo deputado federal Simplício Araújo (SDD/MA) e pelo deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB/MA), ambos opositores ao governo de Roseana. O documento traz trechos de um relatório da Controladoria Geral do Estado que mostra que o esquema permitiu a contratação de outras três empresas sem licitação. Para conseguir contratá-las, o Governo do Maranhão teria elaborado a licitação com projetos inexequíveis, já sabendo que precisariam de adaptações, acréscimo de custos e dispensa de licitação.

As três empresas envolvidas, Dimensão Engenharia e Construção, Lastro Engenharia e JNS Construções e Paisagismo, constam nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como doadoras de recursos para o PMDB do Maranhão. No total, foram quase R$ 2 milhões doados, valor que teria sido repartido entre as contas de campanha de Roseana e Murad.
De acordo com o relatório, as doações eram feitas poucos dias depois de o Estado liberar verbas dos contratos para as empresas. A Lastro Engenharia, por exemplo, teria recebido R$ 2,5 milhões do governo estadual em uma quinta-feira e, já na terça-feira seguinte, doado R$ 300 mil para o diretório estadual do PMDB.

Responsável pela Lasto Engenharia, Osvaldino Martins de Pinho informou que todo o processo foi transparente, conforme a lei e que as doações de campanha estão declaradas formalmente no TSE. Os responsáveis pela JNS Construções e Paisagismo e pela Dimensão Engenharia e Construção não foram encontrados para comentar o caso. As assessorias de imprensa do governo do Maranhão e da secretaria de Saúde do Maranhão foram contatadas, mas não deram retorno.

Fonte: BERNARDO CARAM – Agência Estado 

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

INAUGURAÇÃO DISTRITO INDUSTRIAL EM GRAJAÚ

Governo do Estado do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Grajaú inaugura o 2° maior polo Distrito Industrial Gesseiro do Brasil.
Imagem Principal
Com investimento de R$ 3,9 milhões, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), entregou ao município de Grajaú o seu Distrito Industrial. A cerimônia de inauguração ocorreu na tarde da última sexta-feira (10), na presença de lideranças políticas, empresariais e trabalhadores do município e cidades vizinhas que compareceram ao local.

O distrito é dotado de infraestrutura básica com abastecimento de água (poço artesiano, rede de distribuição e reservatório de 100m³), energia elétrica (incluindo iluminação pública e rede de força de 34,5kv) e pavimentação asfáltica.Tem uma área total de 68 hectares dividida em 92 lotes de 5.000 m² cada. Atualmente, oito empresas já estão instaladas e mais seis deram entrada no processo de aquisição de lote industrial no local. O distrito vai atender, principalmente, à demanda de empresas no setor gesseiro.A solenidade de inauguração teve a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; do secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney; do prefeito de Grajaú, Júnior de Sousa Otsuka, além do Presidente da Associação Comercial de Grajaú, Egon Bernardo Schreiner; do presidente do Sindicato de Extração e Beneficiamento de Calcário e Gipsita no Estado do Maranhão (Sindusgesso), Marinaldo Alexandre da Silva, entre outras autoridades e empresários.Para o secretário de infraestrutura, Luis Fernando, o distrito será um marco divisor na história da cidade de Grajaú. "Este é um investimento decisivo para que mais indústrias cheguem a Grajaú para que se possa diversificar o parque industrial. Tenho certeza que outros investimentos virão para o município, gerando desenvolvimento, emprego e renda", afirmou Luis Fernando Silva.O secretário Maurício Macedo destacou que a implantação dos distritos industriais no Maranhão atende a estratégia do governo em descentralizar o desenvolvimento econômico do estado. "Hoje mais da metade dos empreendimentos já encontram-se fora da capital. Esta é uma obra importante para Grajaú que oferece infraestrutura para receber empreendimentos", disse Maurício Macedo.O prefeito de Grajaú, Júnior de Sousa Otsuka, disse sentir-se muito feliz por fazer parte desta história de Grajaú com a implantação do distrito industrial. "Este é um sonho realizado pelo Governo do Estado e Município e estão irmanados para gerar o desenvolvimento, a geração de emprego e de renda para o município", afirmou.A produção anual de gesso calcinado é de 200 mil toneladas por ano, e produz ainda 18 milhões de unidades de placas de gesso/ano. Além de produzir gesso, Grajaú também se destaca por possuir o 2º maior rebanho bovino do Maranhão.

Fonte: Ascom

V COPA DO COMÉRCIO

Definidos os dois finalistas da V COPA DO COMÉRCIO

      LOJAS BELLO LAR                                                                                 LOJA TAVARES
   


Com dois jogos bastante emocionantes na última sexta-feira dia 10 de janeiro de 2014 no campo soçayte Dr. Antonio Eduardo Nava na cidade alta, pelas semi-finais da V Copa do Comércio,  foram definidos as duas equipes finalistas. 
Na primeira partida foi o confronto de Armazém Paraíba, segunda melhor campanha e Lojas Bello Lar, terceira melhor campanha, foi um jogo bastante disputado, mas a Lojas Bello Lar não deu chances a equipe adversária e com um gol de Clesiomar e Everton garantiu a classificação para a a grande final, já na segunda partida disputada entre Loja Tavares melhor campanha e Lubrifil Auto Peças quarta melhor campanha o que se viu foi um jogo bastante disputado e com poucas definições e após empate de 1 X 1 com gols de José Nério da Loja Tavares e Erasmo pela Lubrifil Auto Peças no tempo normal,  a disputa pela vaga na final foi através das penalidades, onde a Loja Tavares venceu por 3 X 2 e assim garantiu a outra vaga para a final da V Copa do Comércio.