segunda-feira, 30 de setembro de 2013

RESULTADO DOS JOGOS PELA 1ª RODADA DA COPA GRAJAÚ DE FUTEBOL


A 1ª COPA GRAJAÚ DE FUTEBOL iniciou neste sábado dia 28 de setembro de 2013 às 15:30 hs com presença em massa de desportistas e torcedores grajauenses apaixonados por futebol. Após a cerimônia de abertura dirigida pelo organizador do certame, o ex presidente da Liga Esportiva Grajauense, Professor, Blogueiro, Radialista, desportista e amante do futebol, Antonio Alberto, que estava acompanhado de representantes das equipes participantes e do Vereador Arão a bola rolou para a primeira partida entre Vila Lobão X Lanús (Grupo A). Com gols de Gerison e André (Dedé) a equipe do Vila Lobão estreou somando três pontos na competição, já no domingo às 13:30 hs o Trizidela (Grupo A) não deu espaço para a equipe do Sport Clube B.13 (Grupo A)  e venceu a partida por 2 X 0 com gols de Thiago Costa e Fleomar, na segunda partida de domingo a Escolinha Eduardo (Grupo B) Nava teve que contar com a falta de preparo físico  da equipe  do Kassikós  (Grupo B) para poder somar os seus três primeiros pontos na competição com gols de Victor e Paulo Cézar pelo Kassikós Claúdio fez de penalty o gol de honra,  diminuindo o placar.

Resultados dos jogos pela 1ª rodada
Data
Hora
Estádio
Mandante
Placar
Visitante
28/09/Sáb
15:30
Concórdia
Vila Lobão F. Clube
3 X 0
Lanús Futebol Clube
29/09/Dom
13:30
Concórdia
Sociedade E. Trizidela
2 X 0
Sport Clube B. 13
29/09/Dom
15:30
Concórdia
Escolinha Eduardo Nava
2 X 1
Kassikós F. Clube


              
        
           
                           
                               

sábado, 28 de setembro de 2013

1ª COPA GRAJAÚ DE FUTEBOL


Começa a limpeza do Estádio Concórdia para a 1ª Copa Grajaú de Futebol
O organizador do evento, Antonio Alberto, explicou como se dará o torneio
Na manhã desta sexta-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Grajaú deu início à limpeza do Estádio Concórdia, espaço que recebe neste sábado, a 1ª Copa Grajaú de Futebol. Nove equipes, divididas em dois grupos disputam o torneio cuja premiação é R$ 1.500,00 para o primeiro colocado e 900 para o segundo, além de troféus e medalhas.

O organizador do evento, Antonio Alberto, explicou como se dará o torneio. “Nós queremos com essa Copa, alavancar novamente os atletas do meio futebolístico da região, pois temos grandes jogadores que retomam suas atividades depois de um bom tempo sem a bola rolar em Grajaú”, disse.
Neste sábado, o Vila Lobão enfrenta o Lanús, da Expoagra, às 15h30 no Concórdia. A entrada é franca.
CONFIRA OS GRUPOS
INFORMAÇÕES: Jornal e Site Grajaú de Fato

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FESTEJO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Em entrevista, padre Ermando fala sobre o Festejo de São Francisco de Assis Canoeiro.
É o momento de a Paróquia celebrar os seus padroeiros. O festejo traduz na vida da comunidade paroquial um momento em que os fieis se congregam

Tem início nesta quinta-feira, 26, o tradicional Festejo de São Francisco de Assis – Canoeiro, com o tema “Francisco, testemunho de fé e restaurador da Igreja”, que segue até o Dia deste, que é o santo mais popular de todos os tempos, 5 de outubro.

Para falar um pouco a respeito do evento, entrevistamos o pároco, padre Ermando Conceição do Nascimento, que explicou o motivo da escolha do tema. “Em vista da necessidade que sentimos de abraçar o Ano da Fé. Pegando também o embalo da reflexão mundial, nós da Paróquia São Francisco de Assis do Canoeiro, vamos participar dessa reflexão falando sobre a figura de São Francisco como um grande restaurador diante do pedido de Jesus Cristo: ‘Vai e restaura a minha Igreja que está em ruína”’.
O pároco, que está à frente do evento pela primeira vez, explica o significado do festejo na vida paroquial. “É o momento de a Paróquia celebrar os seus padroeiros. O festejo traduz na vida da comunidade paroquial um momento em que os fieis se congregam para celebrar as festividades do padroeiro. É um momento de louvor e agradecimento e também de busca de fortalecimento na fé”, sublinhou.

A arte do festejo, divulgada por toda a cidade, traz uma silhueta da juventude em volta de um cruzeiro, que relembra o momento celebrativo por que passou a Igreja no Brasil este ano. “Acabamos de celebrar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em nosso país e este foi um momento de provocação da Igreja na pessoa do papa Francisco com o seu carisma específico e que tivemos a resposta da juventude brasileira que soube celebrar com fervor esse encontro de fé e esperança e nós não poderíamos nos esquecer desse momento histórico”, disse.

Nesta edição a parte litúrgica do Festejo de São Francisco conta com três sacerdotes em noites diferentes. As outras seis noites terão como pregadores o próprio pároco. A parte social conta com leilões todas as noites e a “Grande Rifa” com 70 prêmios no encerramento do evento, no dia 5 de outubro, às 22h30.

FONTE: Jornal e Site Grajaú de Fato

terça-feira, 24 de setembro de 2013

1ª COPA GRAJAÚ DE FUTEBOL

Neste dia 20 de Setembro de 2013 (Sexta-feira) no Oratório do Frei Lauro, com presença de representantes de equipes participantes, dos árbitros e comissão organizadora foi realizado o sorteio dos grupos e jogos da 1ª rodada da 1ª COPA GRAJAÚ DE FUTEBOL. Além do sorteio, foi apresentado e discutido o regulamento da competição e outras deliberações como por exemplo, premiações, arbitragem (pagamento) e taxa de inscrição.

GRUPOS
Grupo A
Grupo B
Sport Club B13
Kassikós Futebol Clube
Vila Lobão Futebol Clube
Vila Viana Esporte Clube
Sociedade Esportiva Trizidela
Escolinha Eduardo Nava
Sociedade Esportiva Tiradentes
Revelação Esporte Clube
Lanús Futebol Clube

1ª RODADA
Data
Hora
Estádio
Mandante
Placar
Visitante
28/09/Sáb
15:30
Concórdia
Vila Lobão
 X
Lanús
29/09/Dom
13:30
Concórdia
Trizidela
 X
B13
29/09/Dom
15:30
Concórdia
Escolinha Eduardo Nava
 X
Revelação


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C

Sampaio empata com Cuiabá e segue fora do G4
(Foto: De Jesus/O Estado)

Depois de três jogos sem vitórias na Série C 2013, o Sampaio Corrêa enfrentou o Cuiabá na tarde/noite deste domingo, no Estádio Castelão, em São Luís. O Tubarão precisava urgentemente de uma vitória reabilitadora, sob pena de ver quase enterradas suas chances de classificação à segunda fase da Terceirona. Porém, o jogo, válido pela décima quinta rodada, foi muito duro e disputado e acabou empatado, deixando o Sampaio na sétima colocação do Grupo A, com 25 pontos. Já o Cuiabá soma 22 e ocupa o nono posto, ainda dentro da zona da degola. O Dourado teve até chance de vencer o jogo no Maranhão, em dois lances do meia-atacante Fernando no final do jogo. Em um deles, Fernando acertou a trave em chute de longe.

Já na próxima quarta-feira, o Cuiabá recebe o Rio Branco, em jogo marcado para 21h30, no Estádio Dutrinha, na capital mato-grossense. O Sampaio Corrêa, por sua vez, só joga no próximo domingo, às 19h, diante do Santa Cruz, em Recife.

BRASILEIRÃO SÉRIE A

Cruzeiro empata e aumenta vantagem na liderança
O Cruzeiro abriu, neste domingo, mais um ponto de vantagem na liderança da Série A, em sua 23ª roada.. O time mineiro empatou em 0 a 0 com o Corinthians, no Pacaembu, chegando a 50 pontos, oito a mais que o Botafogo, em segundo lugar, com 42. O Corinthians, em 11º, está com 31 pontos.

No Maracanã, o Botafogo perdeu de virada para o Bahia por 2 a 1. Edílson abriu o placar, e Fernandão e Obina decretaram o triunfo do time baiano. O Bahia está na 10ª colocação, com 31 pontos.

Na Arena Pernambuco, empate em 0 a 0 entre Náutico e Flamengo. Na lanterna da Série A, o Náutico está agora com 10 pontos. O Flamengo é o 16º, com 27.

No Serra Dourada, Rodrigo marcou no fim, e o Goiás venceu o São Paulo por 1 a 0. O Goiás chegou aos 33 pontos, em sexto lugar. O São Paulo se manteve com 27 pontos, em 15º.

Em Novo Hamburgo, Wanderson, também fez no fim, e a Portuguesa venceu o Internacional por 1 a 0. A Portuguesa tem agora 28 pontos, na 14ª colocação. O Internacional é o quinto, com 34.

No Independência, o Atlético Mineiro venceu o Vasco por 2 a 1. Fernandinho e Rafael Vaz (contra) marcaram para o Atlético, com 31 pontos, na oitava colocação. Dakson fez o gol do Vasco, com 24 pontos, em 18º lugar.

No Durival de Britto, Paulo Baier marcou, e o Atlético Paranaense fez 1 a 0 na Ponte Preta. O Atlético chegou aos 41 pontos, na terceira colocação. A Ponte está em 19º, com 19 pontos.

E, na Vila Belmiro, vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Criciúma. Thiago Ribeiro e Willian José fizeram para o Santos, em sétimo lugar, com 32 pontos. O Criciúma está em 17º, com 24.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A

Cruzeiro vence o Botafogo e dispara na liderança
Sete jogos movimentaram a quarta-feira pela Série A do Campeonato Brasileiro. No Mineirão, o líder Cruzeiro venceu o Botafogo, segundo colocado, por 3 a 0. Nilton e Julio Baptista (duas vezes) marcaram para o time mineiro, que chegou aos 49 pontos, sete a mais que o Botafogo, com 42.

Em Porto Alegre, o Grêmio, terceiro colocado, ficou no 1 a 1 com o Santos, em 11º lugar. Elano marcou para os gaúchos, que estão com 38 pontos, e Willian José empatou para a equipe paulista, com 29.

Em São Januário, o Vasco saiu na frente do Vitória com um gol de André. Porém, Alemão e Marquinhos viraram para o time baiano, que chegou aos 30 pontos, em sexto lugar. O Vasco é o 17º, com 24 pontos.

No Moisés Lucarelli, Felipe Bastos e Adailton balançaram a rede na vitória da Ponte Preta por 2 a 0 sobre o Corinthians. A Ponte é a 19ª colocada, com 19 pontos. O Corinthians está em sétimo, com 30.

No Morumbi, o São Paulo fez 1 a 0 no Atlético Mineiro, com gol de Wellinton. A equipe comandada por Muricy Ramalho é a 13ª colocada, com 27 pontos. O Atlético, com um ponto a mais, está em 12º.

No Heriberto Hulse, Lins abriu o placar para o Criciúma, e Bruno marcou os dois gols da virada do Fluminense: 2 a 1. A equipe carioca chegou à décima colocação, com 29 pontos. O Criciúma está em 16º, com 24.

No Couto Pereira, empate em 2 a 2 entre Coritiba e Goiás. Lincoln e Robinho marcaram para o time da casa, e Roni e Eduardo Sasha balançaram a rede para os goianos. As duas equipes estão com 30 pontos. Com vantagem no saldo de gols, o Coritiba está em oitavo lugar, uma posição à frente do Goiás.

Mais três partidas completam a rodada nesta quinta-feira:

19h30 - Flamengo x Atlético Paranaense
21h - Bahia x Internacional
21h - Portuguesa x Náutico

JV LIDERAL

JV Lideral divulga elenco para Copa São Paulo de Futebol Junior 2014

Equipe fez algumas mudanças no elenco e promete revelações na competição.


De olho na Copa São Paulo de Futebol Junior 2014, o JV Lideral anunciou o seu elenco para disputar a competição nacional. O time maranhense tem se destacado no futebol da modalidade e mais uma vez buscará revelar bons nomes para o cenário do Brasil e do mundo.

Houve muita mudança em relação ao grupo que vinha jogando, mas um número considerável de atletas se manteve e o time anunciou um elenco com 30 jogadores.

JV Lideral - sub-19 - 2013 (Foto: Divulgação/JV Lideral)

Serão 27 nomes para a linha e três goleiros, destes 25 serão inscritos na Copa São Paulo de Futebol Junior. Entre os recém-chegados, destaque para o zagueiro Ericles, o lateral Esquerdo Davi, os volantes Leonardo, Ribeiro e Atailson, os meias Leonardo Galdino e Klismann, além dos atacantes Junior Bombom, Raul e João Victor. 

A Copa São Paulo de Futebol Junior começa em janeiro de 2014. A competição irá do dia 04 até 25 de Janeiro. A apresentação do grupo do JV Lideral está programada para o dia sete de outubro de 2013.

Goleiros: Wellington, Junior e Matheus

Zagueiros: André, Bruno, Dedé, Lucas e Ericles

Laterais: Edson, Marco Adriano, Cicinho, Davi, Rodrigo e Wesley

Volantes: Leanderson, Daniel, Rincon, Ribeiro, Leonardo

Meias: Italo Bruno, Marty, Igor, Emerson, Leonardo Galdino e Klismann

Atacantes: Lourency, Junior Bombom, Raul, Bulok e João Victor

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FUTEBOL GRAJAUENSE

1ª COPA GRAJAÚ DE FUTEBOL
Após algumas reivindicações de desportistas grajauenses,  Vem ai a 1ª COPA GRAJAÚ DE FUTEBOL, a abertura acontecerá dia 28 de Setembro de 2013, o campeonato será realizado no tradicional estádio concórdia, o que marcou esta iniciativa foi a disponibilidade do frade capuchinho Frei Lauro, que não exitou e concordou com a realização do certame que contará com participação de 10 (dez) equipes, pois a comissão organizadora do campeonato coordenada pelo Prof. Antonio Alberto decidiram em limitar a quantidade de equipes participantes, pois trata-se da 1ª edição e precisa ter coerência neste primeiro momento.   A Reunião de sorteio dos grupos acontecerá nesta Sexta-feira dia 20 de Setembro de 2013 no Oratório do Frei Lauro no bairro cidade alta a partir das 20:00 hs.
Equipes Confirmadas: 
Sociedade Esportiva Tiradentes
Sociedade Esportiva Trizidela 
Vila Lobão Futebol Clube
Vila Viana Esporte Clube
Escolinha Eduardo Nava
Lanús Futebol Clube
Esporte Clube B13
Revelação Esporte Clube

Contato: 099 9179 1314 



terça-feira, 17 de setembro de 2013

FESTEJO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

JOGO AMISTOSO

CIDADE ALTA REALIZA AMISTOSOS DE OLHO NA FINAL DO TORNEIO PEREIRÃO.


CIDADE ALTA
Em Pé da esquerda para direita: Agabatan, Antonio Alberto, Ricardo, Adacildo, Manoel Limeira e AlexShow. 
Agachados da esquerda para direita: Fernando, Pelezinho, Fagner e Moura

BANGÚ
A Equipe de Futebol Soçayte Masters da Cidade Alta que ainda aguarda a realização do jogo da FINAL do Torneio Pereirão prepara-se realizando jogos amistosos e neste domingo 15 de Setembro de 2013 visitou a equipe do Bangú na cidade de Imperatriz no CT do Maranhão do Sul, era o jogo de volta da equipe do Bangú que já havia visitado o Cidade Alta no mês de julho e vencido a partida pelo placar de 3 X 1, neste jogo de volta a equipe do Bangú tratou logo de fazer as honras da casa, saindo na frente do placar chegando a fazer 5 X 2, mais logo no início do segundo tempo a equipe do Cidade Alta encontrou-se na partida e iniciou uma reação, virando a partida para 6 X 5, este placar perdurou até o último minuto do segundo tempo, quando a equipe do Bangú conseguiu empatar em 6 X 6, mais uma vez prevaleceu o sentimento de amizade e confraternização entre as duas equipes. Aproveitamos para agradecer a todos os jogadores da equipe do Bangú pela receptividade junto à nossa equipe. 

NEGÓCIO CERTO RURAL

DIPLOMAÇÃO DOS PRODUTORES PARTICIPANTES DO PROGRAMA NEGÓCIO CERTO RURAL.

Foi realizado  neste Sábado dia 14 de Setembro de 2013 na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) a diplomação de vários produtores de Grajaú e Barra do Corda que participaram das aulas do programa Negócio Certo Rural,  Com a presença do Superintendente do Sistema FAEMA/SENAR-MA  Antonio Luís Figueiredo, do Coordenador do Negócio Certo Rural/MA Reginaldo Vieira Sousa, do Gerente SEBRAE/GRAJAÚ Marcos Luis Ferreira Chagas, do Instrutor do Negócio Certo Rural Professor Claudionor Moreira, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Antonio Carlos, Secretário de Articulação Politica Clesiomar Viana, de Cultura Jorge Guedes, de Desenvolvimento Econômico Egon Bernardo, de Finaças Claúdio Borges, de Convênios Professor Edilson,  da Chefe de Gabinete Professora Sineide Santos, de Comunicação, Vagner Akashi,  dos Vereadores Márcio Rolins; Jonas das Moto Serras e do Prefeito Júnior de Souza Otsuka.
O Programa têm como objetivos, contribuir para a melhoria da gestão das atividades praticadas nas propriedades rurais; promover a mudança de comportamento e de atitude dos produtores rurais; incentivar os jovens a identificarem idéias de negócio na propriedade familiar; contribuir para a geração de renda e melhorar a qualidade de vida dos produtores e seus familiares. O público alvo são produtores rurais, suas famílias, jovens e trabalhadores do meio rural, tendo uma carga horária de 46 horas sendo 40 horas em sala e 06 horas de consultoria.
Na oportunidade O Prefeito Otsuka além de parabenizar os produtores diplomados, agradecer a presença das autoridades e falar da importância do programa, aproveitou para informar aos presentes que recebeu o município de Grajaú, desorganizado o que provocou uma corrupção muito grande, gastos indevidos e desvios de dinheiro pela gestão passada,  que todo mundo comprava, pagava e o dinheiro não dava, repasses que chegavam para o município para pagamentos salariais e que não não eram repassados para os funcionários, aproveitou para fazer uma reflexão. "Imaginem como viviam as pessoas sem receber até três meses de salário", ressaltou que quando assumiu o município iniciou o pagamento de salários atrasados, colocando os salários em dias  e organizado e que a atual administração está ligada, pautada em três situações: Organização e Planejamento, Compromisso e transparência, que as Secretarias de Educação, de Finanças, Saúde, Desenvolvimento Social têm o seu movimento financeiro, mas que de 04 em 04 meses nas audiências públicas os secretários têm a obrigação de prestar conta dizendo o que entrou, o que saiu e o que sobrou nas suas secretarias. Que hoje em Grajaú a prefeitura não faz pagamento com cheques ou dinheiro na boca de caixa, mas sim obedecendo a lei de responsabilidade fiscal, fazendo transferência eletronica e que todos os pagamentos são autorizados pelo Prefeito. 
Disse ainda que na sua gestão existem quinze secretarias e que todas têm algo a fazer, e que o objetivo é colocar Grajaú no ranking das melhores cidades, pois em oito meses já se fez muito, que têm orgulho de dizer que têm uma Secretaria de Desenvolvimento Rural que funciona e parabenizou o Secretário Antonio Carlos e seus colaboradores pelo trabalho desenvolvido, às vezes fico surpreso por tal desempenho, disse ainda que hoje têm orgulho de responder as pessoas quando o perguntam ah porque que não foi feito isso ou aquilo?  e responde de imediato não foi feito porque o dinheiro repassado foi aplicado com responsabilidade, é melhor deixar de fazer algumas coisas programadas do que atrasar salário dos funcionários, que trabalha com prioridades, que está cumprindo uma promessa de campanha que é proteger o dinheiro público e isso o gestor se responsabiliza, falou ainda que alguns vereadores e algumas pessoas irão sempre falar que as coisas estão erradas, disse que são aqueles que não têm compromisso com Grajaú, porque gostariam muito de voltar ao poder. 
Otsuka disse aos presentes que o que mais incomoda essas pessoas é porque os atuais secretários todos saíram da pobreza, humildes e determinados, compromissados, assim como os vereadores que estão acompanhando dia a dia a atual gestão, finalizou destacando que hoje o trabalho da atual gestão não é regado a quantidade, mas sim a qualidade, que todos os eventos promovidos estão servindo para apresentar trabalhos e não para promoção politica e que apesar de tantos problemas, aos olhos de Deus encontraremos sempre uma solução.

SOCIEDADE ESPORTIVA TRIZIDELA

ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE ESPORTIVA TRIZIDELA
Neste dia 14 de Setembro de 2013 a diretoria da Sociedade Esportiva Trizidela reuniu ex jogadores, torcedores, afim de comemorar o aniversário de uma das mais tradicionais equipes de futebol de Grajaú, e o Blog Grajaú Esportes e Noticias, aproveita para parabenizá-los, as comemorações teve inicio com um jogo no campo soçaite da cidade alta e logo após, uma confraternização no bairro o qual a equipe leva o nome, com presenças de convidados e os participantes da partida comemorativa.
E na empolgação do aniversário, a diretoria já anunciou a sua torcida que irá participar da I COPA GRAJAÚ DE FUTEBOL, e que já está contratando jogadores afim de formar uma equipe competitiva e conquistar o certame, que terá inicio dia 28 de Setembro no Estádio Concórdia. 

COMAE 2013

Conferência Maranhense de Educação será aberta nesta terça (17)
Com a presença do secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, será aberta, nesta terça-feira (17), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, às 19h, a Conferência Maranhense de Educação (Comae 2013), cujo tema é “O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. O evento que prossegue nos dias 18 e 19, marcará a conclusão do ciclo estadual que envolveu todo o Maranhão durante as 28 Conferências Intermunicipais de Educação.

A Comae é uma iniciativa Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Institucional (Sagi), em conjunto com as instituições integrantes do Fórum Estadual de Educação (FEE), sendo configurada como etapa preliminar da Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontecerá no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014.

A conferência de abertura será ministrada pelo professor Luiz Fernandes Dourado, pós-doutor em ciências sociais e educação pela École des Hautes études (França), e membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação; do Conselho Superior da Capes e editor da revista “Retratos da escola”.

É prevista a participação de 850 delegados votantes, escolhidos nas etapas intermunicipais, para os segmentos de educação básica, educação profissional e educação superior, além de representantes indicados por setores do Poder Público, segmentos sociais e entidades da sociedade civil, tais como movimentos sociais de afirmação à diversidade, defesa da educação, entidades de pesquisa em educação, movimento sindical, representantes patronais do sistema S, entidades municipalistas, parlamentares e órgãos de fiscalização e controle.
 

BANCÁRIOS CONFIRMAM GREVE

Bancários confirmam greve para quinta por tempo indeterminado
Bancários de todo o estado – das instituições privadas e públicas – vão paralisar suas atividades por tempo geral e indeterminado, a partir de quinta-feira (19). O movimento é de cunho nacional, e foi deliberado durante assembleias regionais, que definiram como pauta a ser discutida com os banqueiros: reajuste salarial, isonomia, segurança, saúde, contratação de mais bancários, respeito à “lei das filas”, entre outros pontos.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), Eloy Natan Nascimento, a categoria soma 4.200 bancários em todo o estado, distribuídos em 300 pontos de atendimento, entre instituições públicas e privadas.

O sindicalista informou que houve impasse entre banqueiros e bancários na rodada mais recente de negociações, que ocorreu no último dia 5.

“Nossa pauta contempla vários itens, entre eles o reajuste imediato de 22%, referente ao plano de reposição salarial. Porém, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) contrapôs com um percentual de apenas 6,1%, e nada ofereceu no que se refere aos demais pontos reivindicados”, afirmou Eloy.

De acordo com o sindicalista, apenas no primeiro semestre deste ano, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e HSBC teriam lucrado juntos, mais de 29 bilhões.

Por isso, os bancários reivindicam também Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 25% do lucro líquido, distribuído de forma linear; e piso salarial inicial, conforme prevê o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de R$ 2.860,21.

“Atualmente, o salário inicial praticado pelos banqueiros é de R$ 1.519, muito abaixo do valor estipulado pelo piso”, informou o sindicalista.

Durante a greve, serão mantidos apenas os serviços dos correspondentes bancários, lotéricas e autoatendimento.

Fonte: Jornal Pequeno

TIME FEMININO MARANHENSE PARTICIPARÁ DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA CATEGORIA

Viana estreia no Brasileiro feminino contra Tiradentes, em Teresina
Partida está marcada para as 16h deste sábado, no Estádio Lindolfo Monteiro

O Maranhão será representado pelo Viana na primeira edição do Campeonato Brasileiro, categoria feminino adulto. O time maranhense foi inserido na competição pela CBF por fazer parte dos vinte melhores times do ranking da própria entidade. O time estreia sábado, no Piaui
Estádio Lindolfo Monteiro - Teresina (Foto: Josiel Martins/GLOBOESPORTE.COM)
O campeonato é regionalizado e os vinte times foram divididos em quatro grupos de cinco equipes. Ao fim da primeira fase, os dois melhores avançam para a segunda etapa, que também será formada por grupos. O mata-mata começa na terceira fase.

O Viana, assim como os demais participantes, faz dois jogos fora de casa e outros dois em casa. A estreia do Viana será fora de casa, contra o Tirandentes (PI), no Estádio Lindolfo Monteiro, às 16h do próximo sábado.Depois o time joga no Estádio Djalma Campos, em Viana, no dia 25 de setembro, contra a Tuna Luso (PA), às 20h30. Em seguida, faz mais uma partida fora de casa, contra o Iranduba (AM), em no Estádio Roberto Simonsen, em Manaus. A última partida será em casa, contra o Pinheirense (PA), no Estádio Djalma Campos, às 20h30.

Patrocínio

O Campeonato Brasileiro conta com o patrocínio da Caixa Econômica, por isso, a CBF repassa a clubes e federações R$ 12 mil por jogo.

Como o Viana vai jogar duas partidas em casa na primeira fase, vai receber R$ 10 mil, sendo R$ 5 mil por jogo. Enquanto que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) receberá R$ 7 mil por cada partida realizada no Maranhão.

De acordo com o regulamento da competição, o dinheiro destinado ao clube serve como ajuda de custo, e para a federação é para pagar despesas referentes a arbitragem, ambulância, gandulas e até exame antidoping.

Quando o time for visitante, também vai ter repasse de verba, pois terá custeados passagens e hospedagens. Em viagens superiores a 500 km, o deslocamento será por avião.

FUTEBOL MARANHENSE

Casagrande fratura pé está fora por 6 semanas
(Foto: Site do Sampaio)
O atacante Casagrande, o garoto do interior, não levou sorte. Logo no seu jogo de estreia, com a camisa do Sampaio Corrêa, seu grande sonho, ele pisou de mau jeito no começo do segundo tempo do jogo contra o Luverdense-MT, no última domingo (15), no Estádio Passos da Ema, em Lucas do Rio Verde, e ficou em campo apenas fazendo número, sem nenhuma condição de jogar.

O atleta teve de desembarcar de cadeiras de rodas, na última segunda (16), por volta das 13h25, no retorno da delegação boliviana depois do heroico empate por 2 x 2 com o Luverdense. Contudo, o pior para Cagrande foi revelado no fim da tarde. Depois do exame imagem, feito em um dos hospitais da cidade, foi constatado que Casagrande teve fratura do quinto metatarso do pé direito. “O atleta terá de ficar seis semanas com o pé no gesso. Isso quer dizer que Casagrande estará fora do restante dos jogos do Sampaio na fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro”, revelou o fisioterapeuta Marcos Riccelli, ao receber o resultado da radiogfrafia do pé direito do jogador.

Pelas contas, Casagrande somente retornará aos campos nos jogos do quadrangular decisivo da competição, caso o Sampaio se classifique para decidir o título da Série C, já com vaga garantida para a Série B de 2014.

Casagrande, 27 anos, ao chegar no Sampaio, declarou que como garoto do intertior, estava realizando um grande sonho, que era jogar em um time grande, principalmente no Tricolor. “Lamento que tenha acontecido essa zebra logo na minha estreia”, frisou.

A contusão de Casagrande cria um problema para o técnico Flávio Araújo, que, na semana passada, já havia perdido o artilheiro Tiago Cavalcanti, que se transferiu para o Bragantino-SP. Como Célio Codó deverá voltar a treinar somente esta semana, para o jogo contra o Cuiabá, domingo, a opção será Júnior Chicão, que é o único jogador de referência atualmente em atividade na Bolívia Querida. Com o retorno de Pimentinha, outra opção seria abrir mão do centroavante, e escalar dois atacantes pelos lados – Pimentinha e Edgar. Essa alternativa, porém, foge da preferência do treinador, que não costuma abdicar do centroavante de referência.

O Sampaio volta a treinar na manhã desta terça-feira (17), já com esse problema para Flávio Araújo resolver.

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO

Campeonato começa nesta 4ª-feira e termina dia 4 de dezembro
O Campeonato Brasileiro Feminino começa nesta quarta-feira. Contando com a participação dos 20 clubes mais bem ranqueados do futebol nacional, a competição surge para movimentar mais ainda o calendário da modalidade no país.

A fórmula de disputa da competição é bem simples e, ao mesmo tempo, dará aos clubes chance de mostrar o seu trabalho. Incialmente, as 20 equipes serão separadas em quatro grupos de cinco times. Após o duelo entre todos os integrantes da chave, os dois melhores seguem adiante.

Na segunda fase, nova divisão, dessa vez em dois grupos de quatro equipes cada. Novamente, dentro de cada chave, todos os times se enfrentam entre si. Mais um vez, os dois melhores seguem na competição.

Aí começa a fase mata mata. Na semifinal, o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro, e vice-versa. Naturalmente, a etapa seguinte é a final, disputada em dois jogos, assim com a semi.

Confira o Regulamento Específico da Competição e a tabela nos documentos abaixo.

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B

Tabela detalhada das rodadas 25 a 29 da Série B
A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta segunda-feira a tabela detalhada das rodadas 25 a 29 do Campeonato Brasileiro da Série B. Confira nos documentos.

FUTEBOL FEMININO

Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino terá 1ª edição em 2013
A CBF, que já promove a Copa do Brasil de Futebol Feminino há oito anos, anunciou nesta segunda-feira na sede da entidade, em conjunto com o Ministério do Esporte e a patrocinadora Caixa Econômica Federal, a realização do Campeonato Brasileiro de Futebol da modalidade, que será disputado de 18 de setembro - nesta quarta-feira - a 4 de dezembro.

O anúncio do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino foi feito em entrevista coletiva, com a presença do ministro do Esporte Aldo Rebello; do diretor de Competições da CBF Virgílio Elísio, do vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal Fábio Cleto; da secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho; do secretário nacional do Futebol, Toninho Nascimento; da coordenadora geral do futebol feminino do Ministério do Esporte Michael Jackson e da jogadora da Seleção Brasileira e do Centro Olímpico, Cristiane, os integrantes da mesa principal.

A ex-jogadora Michael Jackson, a que mais vestiu a camisa da Seleção Brasileira, considerou o momento como histórico, um dia especial para as mulheres e para o futebol feminino brasileiro.

O diretor de Competições Virgílio Elísio saudou o ministro Aldo Rebello em nome do presidente da CBF José Maria Marin e do vice-presidente Marco Polo Del Nero, ausentes em virtude de compromissos de agenda, e falou da satisfação de participar do anúncio formal na companhia do ministro e do vice-presidente da Caixa, parceiros da CBF na realização da primeira edição do Campeonato Brasileiro.

- A CBF já organiza há oito anos a Copa do Brasil de Futebol Feminino. A competição tem uma verdadeira abrangência nacional, com a participação de clubes dos 26 estados e do Distrito Federal, portanto de todas as federações, e agora podemos anunciar mais uma competição para o futebol feminino no Brasil.

Virgílio Elísio explicou que o Brasileiro terá a participação dos 20 clubes, os melhores ranqueados no futebol feminino, e acenou com o avanço da competição nos próximos anos, com a atração natural dos que considerou "clubes de camisa", ou seja, os clubes de maior expressão no futebol brasileiro.

O ministro Aldo Rebello mostrou-se um aficionado e um entusiasta do futebol feminino há muitos anos, revelando-se mesmo um torcedor da modalidade, daqueles de acompanhar partidas no local e até pela internet. Ele igualmente considerou a iniciativa como um importante passo no sentido de o futebol feminino - que já foi até proibido de ser praticado no país – alcançar um desenvolvimento que permita a profissionalização das jogadoras.

O ministro do Esporte agradeceu ao presidente José Maria Marin e ao vice-presidente Marco Polo Del Nero pela parceria da CBF e o apoio dado à iniciativa.

Participaram ainda do evento a coordenadora geral do Direito de Trabalho das Mulheres , Beatriz Gregory, o representante da Sport Promotion, Paulo Bastos, e as seguintes jogadoras: Maranhão, do Vasco da Gama, Taís, goleira do São José dos Campos, Valdinéia, capitã do Duque de Caxias, e Marisa Pires "Caju", ex-jogadora.